Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

CRISE DO LEITE: Estado apresenta soluções para impasse



Em resposta a greve que os produtores de leite de Rondônia estão prevendo no setor para reivindicar aumento no preço do litro do leite pago pelos laticínios do estado, que segundo eles, é muito baixo, o governador Ivo Cassol, através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária – Seagri está atuando no sentido de resolver o impasse criado entre os produtores e os empresários de laticínios para que isso não venha ameaçar o consumo do produto em Rondônia.

De acordo com Carlos Magno, titular da Seagri, a secretaria está elaborando um relatório para identificar o ponto do estrangulamento no preço do leite com levantamento das indústrias. O documento está sendo preparado e será entregue aos produtores, onde aponta a baixa no preço do produto em todo o país. "O nosso técnico esteve em São Paulo para fazer o levantamento dos preços, tanto nos entrepostos quanto nos atacadistas de estoques e na próxima semana o relatório deverá estar concluído", afirmou o secretário.

Segundo Carlos Magno, o Governo entende que há necessidade de melhorar o relacionamento entre os empresários do ramo e os produtores, principalmente os pequenos produtores. "Entendemos que é preciso que a partir de agora as indústrias possam amenizar parte dessa crise com algumas decisões, citando, que os preços praticados no último pagamento sejam mantidos, evitando com isso nova baixa e que as datas para o pagamento sejam em dias diferentes", argumentou Carlos Magno, acrescentando que todas essas iniciativas das indústrias não resolvem o problema por completo, mas ameniza e melhora o relacionamento entre as partes.

Ele ressaltou ainda que o governador Ivo Cassol, está preocupado com a situação, porque a partir do momento que é feito investimentos no setor através do Programa Pró-leite, tais como: as ações dos programas Inseminar; Manejo e Pastagem;  Distribuição de tanques e outras políticas, o produtor se depara com a baixa do preço do leite e com o aumento dos produtos para o custeio e manutenção do rebanho. Diante disso, Cassol determinou que a Secretaria participe das discussões apresentando alternativas para o problema afim de evitar danos maiores no setor.
 
Fonte: Decom

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat