Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

CPTEC/INPE adverte para chuva significativa em RO


Alerta de instituto enfoca para acumulados significativos de precipitação em 15 Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Em algumas localidades, o volume pode ser muito expressivo.

Daniel Panobianco – O CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) adverte em seus boletins de alerta para a possibilidade de chuva forte neste inicio de semana em pelo menos 15 Estados, incluindo o Distrito Federal. O informativo enfoca na possibilidade de chuvas fortes em pontos localizados, com ocorrência de trovoadas, rajadas de vento e granizo em Estados mais sulinos. Na região Amazônica, incluindo Rondônia, o alerta adverte para elevados volumes de chuvas, o que pode gerar aumento gradual no nível de córregos, igarapés, riachos e rios.

Rondônia

Em Rondônia já choveu muito forte no inicio da madrugada desta segunda-feira na faixa oeste, fronteira com a Bolívia. Os maiores volumes – cerca de 50 milímetros – foram registrados entre os municípios de Pimenteiras do Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta d’ Oeste.

No final da noite de ontem, uma célula com convecção profunda (chuva ocasionada pelo calor e umidade) provocou grande aguaceiro entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena, nas proximidades da rodovia BR-364. Na mesma área atingida pelo temporal está uma enorme cratera que compromete o tráfego na região. Como o solo está muito encharcado e ainda há previsão de pelo menos 100 mm de chuva nos próximos dias, a trafegabilidade na BR-364 pode ficar comprometida.

Na região do Distrito de São Lourenço, em Vilhena, a chuva danificou bueiros e pequenas pontes, devido ao grande volume da enxurrada.

Previsão

Grande parte dos modelos de previsão numérica, dentre eles o norte-americano GFS, apontam para elevados volumes de chuva em Rondônia, pelo menos até sábado.
Ademais, se adverte que os volumes mais significativos devem ser registrados nas próximas 24-48 horas. Em alguns pontos, o índice pode ficar ligeiramente acima de 100 mm, o que é considerado um valor significativo.
Na região de Presidente Médici, o nível do rio Leitão aumentou cerca de 40 cm após uma única pancada de chuva de 20 mm no inicio da madrugada. Outros rios e riachos podem apresentar grande elevação dependendo do volume e local em que os aguaceiros vão ocorrer.
.
Dados: CPTEC/INPE – INMET – Weather Underground – NOAA/NCEP – Corpo de Bombeiros/Vilhena/Presidente Médici
.
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)