Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Córrego é descoberto embaixo do rio Amazonas



Foram encontradas evidências de um rio subterrâneo com seis mil quilômetros de extensão que corre sob o Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. As informações foram passadas pelo Observatório Nacional (ON), após descoberta de seus pesquisadores.

Tanto o rio subterrâneo quanto o superior correm com mesmo sentido e fluxo, mas divergem na velocidade. As águas do Amazonas chegam a dois metros por segundo enquanto no fluxo subterrâneo a estimativa é de 10 a 100 metros por ano. Na largura, o Amazonas fica entre 1 a 100 quilômetros, enquanto a corrente subterrânea varia de 200 a 400 quilômetros.

A temperatura também é um fator que diverge ente os rios e foi decisiva para a nova descoberta. A mudança se dá por fluidos que se locomovem por meios porosos do canal. Estudos de calor feitos em 241 poços profundos distintos na região, perfurados nas décadas de 70 e 80 pela Petrobrás, ajudaram na descoberta feita pelos cientistas Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, e a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas.

(Fonte: De olho no tempo - Meteorologia)

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat