Quinta-feira, 18 de dezembro de 2008 - 10h21
As comunidades rurais de Rondônia receberão 22 bibliotecas Arca das Letras, a partir de segunda-feira (22), numa iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Reordenamento Agrário e da Delegacia Federal do MDA/RO e da Eletrobrás.
O evento de entrega acontecerá no auditório da EMATER, em Porto Velho, na segunda-feira, a partir de 9 horas. Será realizada uma capacitação para os agentes de leitura das comunidades rurais e às 11h30 haverá uma solenidade de entrega das "Arca das Letras", com a diplomação dos agentes de leitura.
A biblioteca chegará às comunidades de Terra Boa e Tancredópolis, em Alvorada do Oeste, Alto Paraíso, projetos de assentamento (PA's) Buritis, Menezes Filho, Rio Alto, São Domingos, Pedra do Abismo e Santa Helena, no município de Buritis, Cacoal, PA's Flor do Amazonas e Paraíso da Acácias, em Candeias do Jamari, Comunidade Santo Antônio, em Chupinguaia, Linha 6 -Aproca, em Colorado do Oeste, comunidades quilombolas Príncipe da Beira e Santa Fé, em Costa Marques, Linha 6 em Ministro Andreazza, Linha dos Periquitos em Porto Velho, Linhas 184 e 168, em Rolim de Moura, comunidade quilombola de Santa Fé e Linha 86, em São Miguel do Guaporé.
No mês passado foram entregues 28 Arcas para comunidades rurais dos municípios de Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
Arcas fabricadas em penitenciárias
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.
A metodologia do programa busca a participação das comunidades na formação e na implantação das bibliotecas. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seu interesse e seus Agentes de Leitura, voluntários que são responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade. A biblioteca é organizada em um móvel de madeira fabricado em marcenarias de penitenciárias por trabalhadores sentenciados, que recebem bolsas de trabalho e reduzem suas penas.ada biblioteca tem cerca de 220 títulos obtidos por doação, entre literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos sobre cidadania, saúde e agricultura, incluindo assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.
As Arcas são fabricadas nas Penitenciárias de Petrolina/PE, Mossoró/RN, Fortaleza/CE, Vila Velha/ES, Curitiba/SC, Chapecó/SC, na Fundação Pão dos Pobres/RS no Centro de Profissionalização Integrado do Piauí/Secretária de Estado da Educação e em alguns municípios por iniciativa das prefeituras.
Fonte: Jeanne Machado
Colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, participaram no auditório da Federação durante dois dias, da 4° etapa da implantação do programa
Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco
O Brasil tem 790 barragens de rejeitos de minérios, e mais de 300 delas não foram classificadas em relação ao seu risco de rompimento e ao potencial d
Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário
Os R$ 4 milhões também servirão para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gerenciamento de Resíduos SólidosMais uma vitória im
Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens
Ontem (31/01), a Fundação SOS Mata Atlântica deu início à Expedição Paraopeba, que irá percorrer 356 km deste rio, de Brumadinho à Hidroelétrica Retir