Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Comunidade quilombola é ameaçada por madeireiros


A Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, a Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e o Comitê do Programa Brasil Quilombola promoveram nesta terça-feira (25) em Brasília, um ato em defesa dos direitos quilombolas.

Na ocasião foi discutido a titulação de terras quilombolas, que é tratada no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, determinando que o Estado deve emitir o título das terras ocupadas pelos remanescentes de quilombos.

A titulação é feita pela Fundação Cultural Palmares, que reconhece as comunidades quilombolas e depois encaminha o laudo para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a fim de que seja feita a demarcação das terras. O assunto é polêmico, principalmente porque na maioria das vezes as terras estão nas mãos de madeireiros e posseiros. Atualmente já foram feitos mais de 1.170 reconhecimentos de comunidades quilombolas.

Denúncia - O Deputado Federal Eduardo Valverde(PT/RO) informou, no Plenário da Câmara, que formalizou no Ministério Público Federal de Rondônia denúncia contra madeireiros e grileiros de terra, que têm ameaçado a Comunidade Quilombola de Jesus, na região de São Francisco do Guaporé.

Segundo o parlamentar as ameaças têm sido feitas para que a comunidade desista de sua autodenominação de população quilombola. O Ministério Público encaminhou a denúncia à Polícia Federal, que fará as investigações e a proteção dessa comunidade.

"Quero ressaltar neste momento a importância da Polícia Federal ao dar proteção àquelas comunidades quilombolas, que possuem o direito de serem reconhecidas população quilombola e não podem ser amedrontadas, não podem ser coagidas a renunciar a um direito que é irrenunciável", ressaltou.

Fonte: Leila Brito 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)