Domingo, 15 de novembro de 2009 - 14h36
Começa nesta segunda-feira, em Ji-Paraná, região central de Rondônia, um importante evento voltado à pecuária leiteira na Amazônia. O II Rondônia Leite vai reunir durante três dias especialistas de diferentes partes do País no berço da maior bacia leiteira da Região Norte para tratar de dois assuntos fundamentais: produtividade e sustentabilidade. A abertura acontece às 19h30 no auditório da Ulbra, em Ji-Paraná.
A segunda edição do Rondônia Leite vai abordar em quatro painéis a importância econômica, social e ambiental de se aumentar a eficiência da pecuária para atingir maiores índices de produtividade. E vai mostrar que para isso não são necessários grandes investimentos em tecnologia ou equipamentos de última geração. Pequenos cuidados e tecnologias simples e baratas podem mudar drasticamente a forma de produzir leite na Região.
Situar a pecuária leiteira da Amazônia no contexto nacional e mundial é a proposta do primeiro painel do evento, que começa na manhã de terça-feira, dia 17, e vai contar com a contribuição de José Lima de Aragão, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri). Em seguida, Rosangela Zoacal, da Embrapa Gado de Leite, fala sobre a produção de leite nas principais bacias leiteiras brasileiras. Encerra o painel, ainda pela manhã, o presidente da Federação Panamericana de Lecheria (Fepale), que traça a perspectiva do leite brasileiro no mercado internacional.
Um dos temas mais importantes do evento começa no período da tarde deste primeiro dia de painéis. Trata-se de produção de leite e conservação ambiental. O assunto está diretamente relacionado com a sustentabilidade da pecuária na Amazônia a longo prazo. Para falar sobre a problemática e abordar a vantagem competitiva do modo de produção a pasto na Região, o II Rondônia Leite traz dois especialistas da Embrapa Gado de Leite: Elizabeth Nogueira Fernandes e Carlos Augusto de Miranda Gomide.
Para defender um aumento de produção na região com um simultâneo desenvolvimento econômico é preciso investir na recuperação das pastagens hoje degradadas. É isso que mostram pesquisadores da Embrapa Acre e da Embrapa Cerrados, outras duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Produção de Leite com qualidade encerra o evento como tema do último painel, na quarta-feira pela tarde.
Lançamento do Núcleo Norte
Durante o II Rondônia Leite será apresentado oficialmente o Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia para o Setor Leiteiro da Região Norte, uma espécie de escritório regional para articulação institucional. A iniciativa deve funcionar como um elo entre órgãos de governo, instituições de pesquisa e extensão rural e a Embrapa Gado de Leite, especializada em pecuária leiteira e sediada no Estado de Minas Gerais.
O núcleo vai funcionar nas instalações da sede da Embrapa Rondônia, em Porto Velho, onde já são desenvolvidas atividades de pesquisa na área. O Estado foi escolhido para sediar o núcleo pela grande expressão em produção leiteira na Região Norte. Com aproximadamente 700 milhões de litros produzidos por ano, responde por 42% da produção do Norte do Brasil e envolve 35 mil produtores no Estado.
O II Rondônia Leite é um evento gratuito organizado pela Embrapa Rondônia, Embrapa Gado de Leite, Governo do Estado de Rondônia, Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) e Câmara Setorial do Leite. As inscrições devem ser feitas pelo site www.cpafro.embrapa.br/rondonialeite/. Os participantes devem levar 2 kg de alimento não perecível no primeiro dia de evento.
Fonte: Embrapa Rondônia
Daniel Medeiros (SC-02735-JP)
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala