Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Chuvas deixam 2 municípios em estado de emergência


Amanda Mota 
Agência Brasil


Manaus - Os municípios de Jordão e de Marechal Thaumaturgo, no oeste do Acre, continuam em estado de emergência após as fortes chuvas que caíram na região na semana passada. Segundo a Defesa Civil, os Rios Tarauacá e Juruá, que passam pelas cidades, estão no pico das cheias, o que provocou enchentes.

No sábado (12), mais de 75% das residências de Jordão e 20% de Marechal Thaumaturgo foram inundadas. Segundo o diretor de Operações da Defesa Civil acreana, capitão Carlos Batista, algumas casas foram destruídas pela força das águas e que parte da população atingida teve de ser removida.

Até o momento, cerca de 300 pessoas permanecem nos abrigos públicos providenciados em Marechal Thaumaturgo. Em Jordão, os desabrigados conseguiram voltar para casa ontem (15) e hoje (16). Os dados completos sobre os impactos das chuvas no local ainda estão sendo organizados.

Para Batista, a normalização da situação dependerá do comportamento da natureza nos próximos dias. “Não temos como afirmar precisamente quando tudo vai voltar à normalidade, já que as chuvas continuam. Mas a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, as prefeituras e o governo estadual estão unidos para trazer o mais breve possível a normalidade e segurança para essa população”, ressaltou o capitão.

Segundo o capitão, a Defesa Civil está trabalhando para amenizar os efeitos dos problemas. "Agora estamos tentando suprir toda a carência de alimentação, saúde e outras necessidades, como o fornecimento de combustível para comunidades ribeirinhas”, afirmou.

Em Jordão, vivem 6 mil pessoas. Marechal Thaumaturgo tem 12 mil habitantes. A distância entre os municípios é de aproximadamente 60 quilômetros. Nesta época do ano, período de chuvas na região, o melhor acesso ao local ocorre por via aérea, já que as estradas ficam totalmente alagadas e, por rio, seriam necessários quase 30 dias de navegação.

A Defesa Civil alegou ainda que não há necessidade de pedir reforços do governo federal, como em São Paulo. "Toda ajuda é bem-vinda, mas, por enquanto, não tivemos necessidade de pedir apoio externo. Estamos otimistas em resolver o problema brevemente com nossos próprios recursos, até porque o nível das águas já baixou dez centímetros do dia 12 para cá", complementou.

De acordo com o setor de meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Rondônia, a tendência para os próximos dias é que haja redução do volume de chuvas no oeste do Acre.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)