Quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 21h23
A poluição do ar, causada em grande parte pelo acúmulo de fumaça de queimadas, associadas aos gases de dióxido de carbono emitidos por carros, provocou chuva ácida na manhã de hoje (26), em Manaus, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar da incidência de chuva ácida ser comum em algumas capitais do País onde há grande concentração de carros, em Manaus e em outros municípios do Estado, segundo o instituto, a situação se agrava com o período prolongado de estiagem.
A gerente de meteorologia do Inmet, Lúcia Gularte, explicou que nos últimos dias houve acúmulo de poluição na atmosfera, principalmente por conta de queimadas. Segundo ela, as partículas de poluição evaporam junto com a água, sobem para a atmosfera e quando se juntam, congelam e se precipitam em chuva ácida.
- O nome assusta, mas a chuva ácida ocorre todos os dias em determinadas regiões do País. Em São Paulo, por exemplo, quase todos os dias há o registro de chuva ácida, mas o nome é pouco usado para não causar impacto maior na população. Manaus passa pelo mesmo processo - disse.
Segundo Lúcia Gularte, além de a chuva ácida destruir a camada de ozônio e aquecer o ar, ela também pode provocar doenças respiratórias e cardíacas.
O Inmet chama atenção para o recolhimento da água da chuva em período de seca, principalmente em municípios do interior do Estado, onde agricultores armazenam a água da chuva e a utilizam até para consumo diário.
- A água da chuva não é potável. É necessário todo um tratamento para retirar as impurezas. Quando a água evapora para a atmosfera, a sujeira e poluição vão junto e a chuva que cai é suja e não aconselhável para o consumo, ao contrário do que muitas pessoas pensam – explicou Lúcia Gularte.
(Fonte: De olho no tempo, com informações Portal Amazônia)
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun