Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Chevron assume a culpa por vazamento de petróleo


A companhia norte-americana Chevron assumiu neste domingo, através de seu presidente da subsidiária brasileira, George Buck, total responsabilidade pelo vazamento de petróleo em um poço localizado no campo de Frade, que fica na Bacia de Campos, que fica no litoral fluminense e abriga a maior área de exploração petrolífera do país.

Através de uma nota oficial, Buck confirmou que o vazamento iniciado quase duas semanas atrás já foi interrompido, e o volume das manchas de óleo  encontradas no fundo do Oceano Pacífico é de “dezenas de barris”, e não mais de centenas, como ocorreu nos últimos dias, assustando autoridades e ambientalistas, preocupados com a possibilidade do petróleo chegar às praias da região.

O presidente da subsidiária nacional, segundo quem agora há apenas um vazamento “residual” admitiu ainda que a Chevron errou as estimativas feitas sobre a pressão do reservatório e sobre a solidez das rochas que ficam perto do poço perfurado, que foi selado com lama e cimento para impedir que mais petróleo chegasse ao Oceano Atlântico.

Má notícia

A Chevron não escapou, porém, de más notícias: em nota, o deputado deferal Arnaldo Jardim (PPS-SP) afirmou que pedirá a convocação de dirigentes da Chevron e da Agência Nacional de Petróleo para que os dois lados expliquem a tragédia ambiental, já que “as informações desencontradas fornecidas pela Chevron e a ANP só elevam o grau de incertezas sobre o que de fato correndo naquele campo de extração de petróleo”.

Fonte: Rádio Jovem Pan

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)