Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Calor e baixa umidade batem recorde em diversas cidades de Rondônia



As temperaturas bateram recorde nesta segunda-feira em diversas localidades de Rondônia. Em alguns postos de coletas, a máxima de 38°C foi a maior durante o mês de agosto dos últimos 10 anos. Em Cacoal, a estação do INMET registrou umidade de apenas 18%, considerado como Estado de Alerta pela OMS.

Daniel Panobianco – O calor sufocante sentido pelo rondoniense na tarde desta segunda-feira não foi imaginação. Os termômetros dispararam em várias cidades, com recorde de temperatura máxima desde 1998. As maiores foram registradas no centro, sul e nordeste do Estado, com picos de até 38°C. A baixa umidade relativa do ar também foi motivo de incômodo e com razão. Os valores mínimos ficaram abaixo de 20% nas regiões de Cacoal e Ji-Paraná, o que é considerado como Estado de Alerta devido aos riscos à saúde humana.

Ariquemes

A estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) de Brasília-DF, instalada em Ariquemes – em uma região arborizada – registrou máxima de 37,5°C às 14 horas (local). Desde que a estação foi aberta em julho deste ano, a maior temperatura pertencia ao dia 28 do mesmo mês, com 36,9°C. O valor mínimo de UR observado chegou apenas a 24% entre 13 e 16 horas (local). Este valor de umidade é considerado como Estado de Atenção pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O menor valor é do dia 27 de julho, com apenas 23% de UR.

Na mesma cidade, a PCD (Plataforma de Coleta de Dados), sob responsabilidade da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental) registrou máxima de 37,8°C, a maior desde 2002, quando os dados começaram a ser coletados. No Centro de Ariquemes, termômetros de rua indicaram entre as 14 e 15 horas, 40°C de temperatura.

Ji-Paraná

Na região central de Rondônia os termômetros indicaram a maior temperatura máxima durante o mês de agosto desde 1998. Na PCD, sob responsabilidade do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), a máxima chegou a 38°C, em uma área arborizada de Ji-Paraná. Na Zona Leste da cidade, região do Segundo Distrito, os termômetros de rua indicaram até 41°C pela tarde.

Em uma estação meteorológica particular instalada no Centro da cidade, Primeiro Distrito, a máxima atingiu 38,2°C próximo à Avenida Marechal Rondon. No termômetro de rua da mesma Avenida, mais adiante, a marca foi de 42°C.

A cidade de Ji-Paraná também teve outro recorde de variável meteorológica nesta segunda-feira. A umidade mínima de 2008 chegou a 19% às 16 horas (local) no Centro da cidade. O recorde anterior era de 22% nos dias 29 de julho e 10 de agosto.

Cacoal

Em Cacoal, a máxima registrada na estação do INMET – Zona Leste da cidade – marcou 37,4°C às 16 horas (local). O recorde desde que a estação foi aberta em julho deste ano ainda pertence ao dia 6 deste mês, quando os termômetros indicaram um décimo a mais, 37,5°C.

A UR mínima observada na estação deixa Cacoal em Estado de Alerta. Entre as 14 e 15 horas (local), o valor mínimo atingiu apenas 18% de umidade na atmosfera. Este é o recorde de baixa umidade na estação do INMET. O menor valor era de 21% registrado no dia 25 de julho.
Já na PCD instalada próxima ao aeroporto, a máxima chegou a 36,5°C. O recorde de calor em Cacoal é de 38,0°C no dia 17 de agosto de 2006 nesta estação.

Vilhena
Dados de METAR da estação meteorológica do aeroporto de Vilhena reportaram máxima de 34,2°C às 16 horas. Esta é a maior temperatura máxima já registrada no sul de Rondônia desde o dia 25 de agosto de 2006, quando na ocasião, a máxima chegou a 34,7°C, sendo esta última, a maior temperatura já registrada no mês de agosto desde que a estação começou a funcionar em 1973.

A UR mínima em Vilhena chegou a 31% entre 11 e 15 horas (local) e não atingiu recorde deste ano. O menor valor pertence ao dia 15 de julho, com apenas 23%.

Porto Velho

Na capital, não houve recorde de calor e nem de baixa umidade. A máxima registrada na estação automática do INMET – Zona Sul – foi de 36,1°C, às 15 horas (local), com UR mínima de 32% às 14 horas (local). O recorde de calor em 2008 nesta estação pertence ao dia 3 de agosto, com 36,8°C e a menor UR observada é do dia 25 de julho, com apenas 21%..

Na região do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, dados de METAR da estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) indicaram máxima de 36,0°C às 16 horas (local). A maior temperatura nesta estação durante o mês de agosto é de 37,6°C registrada nos dia 13 e 14 em 1998.

Campo Novo de Rondônia

Em Campo Novo de Rondônia, noroeste do Estado, a temperatura máxima observada em uma estação do CTENERG (Fundo Setorial de Energia), de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) registrou máxima de 37,8°C às 16 horas (local). O recorde em 2008 de máxima nesta estação é do dia 21 de julho, com 38,5°C.

Machadinho d' Oeste

Em Machadinho d' Oeste, o calor chegou a 37,5°C na PCD da SEDAM. Esta é a maior temperatura registrada nesta estação durante o mês de agosto desde 2003. A UR mínima chegou a 21% às 15 horas (local), sendo a menor do ano até o momento.

Guajará-Mirim

Em Guajará-Mirim, dados de METAR indicaram máxima de 36,0°C às 16 horas (local). O mesmo valor de máxima se repetiu em julho por 5 dias consecutivos.

Dados: INMET – REDEMET – SIVAM – CTENERG – TuTiempo
Fonte: De olho no tempo

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat