Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Calor de mais de 37°C bate recorde em Ji-Paraná e Cacoal


 
 
As altas temperaturas observadas nesta quarta-feira são as maiores do ano nas duas cidades.

Daniel Panobianco – O calor bateu recorde novamente nesta quarta-feira na região central de Rondônia. Dados de estações meteorológicas instaladas em Ji-Paraná e Cacoal indicaram temperatura máxima acima de 37°C, a mais alta deste ano.

Em Ji-Paraná, a PCD (Plataforma de Coleta de Dados) sob responsabilidade do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) registrou às 15 horas (local), temperatura de 37,1°C. O mesmo valor foi observado em outra estação particular localizada no Centro, região do Primeiro Distrito. Os termômetros de rua, como de costume, marcaram graus acima indicando até 40°C durante a tarde. Esta é a maior temperatura do ano registrada na estação do SIVAM em Ji-Paraná. A maior temperatura até então pertencia ao dia 28 de julho, com quando foram registrados 36,9°C. Nos primeiros 5 dias de agosto, a maior temperatura foi registrada no dia 3, com 36,8°C.

Mas foi em Cacoal que a temperatura subiu ainda mais. Na PCD sob responsabilidade da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental), a temperatura máxima alcançou os 37,8°C entre 15 e 16 horas (local). Esta é a maior temperatura registrada em Cacoal nesta estação desde setembro do ano passado. Na recém estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada no dia 21 de julho, a máxima alcançou os 37,5°C. A maior temperatura em julho na estação do INMET era de 36,7°C registrada no dia 28 e em agosto, a maior também alcançou 36,7°C no dia 3.

Em Ariquemes, a temperatura máxima do dia foi de 36,7°C e em Porto Velho, 35,1°C, ambas em estações automáticas do INMET. Em Vilhena, a máxima foi de 31°C na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica).

Dados: INMET – SIVAM – SEDAM – REDEMET
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de ciência cidadã com jovens ribeirinhos inicia novo ciclo de  atividades no rio Madeira

Projeto de ciência cidadã com jovens ribeirinhos inicia novo ciclo de atividades no rio Madeira

A bacia amazônica é o maior sistema de água doce do mundo, e sua compreensão é enriquecida quando a pesquisa é feita por quem vive às suas margens.

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Um novo estudo publicado no capítulo "Eletrônica Educacional: Uso de sensores para estudo do monitoramento de purificação do ar por plantas" revela

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)