Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Calor bate recorde anual chegando a 37,2°C em Porto Velho (RO)


 


Maior temperatura máxima observada durante o mês de julho havia sido registrada em 1988, com 35,4°C.

A capital de Rondônia registrou nesta quinta-feira (29) recorde de calor. O termômetro da estação automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), instalada à Zona Sul da cidade – em uma região mais arborizada – acusou para máxima de 37,2°C. O recorde anterior de maior temperatura máxima do ano era de 36,3°C observado no último domingo (25). Levando-se em consideração a tabela de dados históricos em estações convencionais do INMET, desde julho de 1988 não fazia tanto calor em Porto Velho durante o mês de julho.

Outra variável que também chamou a atenção na capital foi o índice crítico de umidade relativa do ar aferido na mesma estação, com marca mínima de apenas 19%, o que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), já é um valor considerado como estado de alerta. O normal para o corpo humano suportar seria de, no mínimo, 60%.

Devido à aproximação de uma grande frente fria nos próximos dias – assim previsto pelos institutos de meteorologia – a temperatura máxima pode bater novo recorde na capital de Rondônia até o sábado, quando o chamado "aquecimento pré-frontal" irá disparar os termômetros. A umidade, ao contrário, já começa a subir novamente gerando condições para chuvas isoladas até o inicio da próxima semana, o que amenizaria a secura do ar. A sétima friagem de 2010 deve ocorrer até o final da próxima semana.

Dados: INMET / Fonte: De olho no tempo

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat