Terça-feira, 8 de julho de 2008 - 12h46
Até o final de setembro, o Sebrae, em parceria com a Embrapa e a Emater, divulgará o estudo da cadeia agroindustrial da mandioca do estado de Rondônia. Este trabalho visa conhecer todo o processo produtivo da mandioca e seus derivados desde a produção até a comercialização.
Conforme o técnico da Embrapa Rondônia, Calixto Rosa Neto, um dos coordenadores do Estudo, a proposta é obter informações aprofundadas da cadeia produtiva e caracterizar seus principais elos. Estão sendo levantados, desde o início de junho, aspectos relacionados aos setores de produção, processamento, distribuição, comercialização e consumo. Para isso, explica Calixto, estão sendo entrevistados produtores rurais, empresários que beneficiam os derivados da mandioca, atacadistas e varejistas.
Este estudo é importante, salienta o técnico da Embrapa Rondônia, pois permite caracterizar o potencial existente desta cultura para o Estado propiciando informações para tomada de decisão para futuros investimentos no setor, de forma a agregar valor à economia regional.
O trabalho tem abrangência geográfica os dez principais municípios produtores de mandioca do Estado, que são Porto Velho, Buritis, Guajará Mirim, Machadinho do Oeste, Seringueiras, Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Chupinguaia, Cacaulândia e Pimenta Bueno. A cultura da mandioca está presente nas lavouras dos 52 municípios de Rondônia, apresentando-se como importante cultura agrícola, explorada basicamente por agricultores familiares.
De acordo com dados do IBGE, em 2007 a área colhida com a cultura foi de 30 mil hectares, com produção de 530 mil toneladas de raízes. Esta produção é destinada quase que na sua totalidade para a fabricação de farinha, que é comercializada dentro próprio Estado. Dados iniciais do estudo indicam que esta cultura é fundamental para a diversificação da produção nas pequenas propriedades.
Fonte: Embrapa Rondônia/Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç
Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis
Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025
Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão