Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Beneficiamento de pescado é debatido durante Seminário



Inpa apresentou os trabalhos desenvolvidos na área e que comprovam a vocação do Amazonas na produção de embutidos, hambúrguer e outros produtos à base de peixe

No último dia do III Seminário de Negócios da Aquicultura da Amazônia, realizado durante a Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009), entre os diversos temas debatidos, o público participante conferiu as principais técnicas de beneficiamento de pescado desenvolvidas e aplicadas pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

A palestra, feita pelo pesquisador Rogério de Jesus, focou os progressos obtidos no campo das tecnologias utilizadas no processamento da matéria-prima. “Nosso trabalho é canalizado para três frentes de ação: a conservação, a caracterização tecnológica e a agregação de valor aos recursos”, afirmou Jesus.

Segundo ele, o emprego de uma tecnologia apropriada é determinante para a empresa, a instituição, obter os resultados esperados.

“Determinar o método de tratamento do pescado só é possível por meio de estudos e pesquisas específicos. Os trabalhos em torno da bioquímica, por exemplo, é que permitem à pessoa inferir sobre as melhores técnicas de beneficiamento”, ressaltou ele.

Atualmente, no Inpa, o processamento tecnológico do pescado agregou técnicas inovadoras que permitem gerar as seguintes categorias de produtos: salgado e seco, defumado a frio e quente. “Também estamos desenvolvendo toda a tecnologia de processamento do concentrado protéico de pescados, que é o piracuí”, destacou Jesus.

Analisar a qualidade e a estabilidade da polpa, da qual são originárias as diversas categorias de produtos (embutidos, hambúrguer, sopa desidratada etc.) é outro trabalho desempenhado pelos técnicos e pesquisadores do laboratório de Jesus. 

Parcerias

Para o secretário de Agricultura de Rondônia, Carlindo Pinto, a Feira apresenta-se como um espaço de oportunidade para promover o intercâmbio entre os Estados do Norte, facilitando o conhecimento sobre as principais pesquisas, projetos e ações de um modo geral executadas no campo da aquicultura na Amazônia Brasileira.

“O Amazonas é o principal comprador do pescado de Rondônia. É um Estado [o Amazonas] que tem uma Academia muito forte e participativa, por isso, seria interessante que esses conhecimentos fossem compartilhados com as regiões vizinhas, quem sabe através da formação de redes de pesquisa”, indicou o secretário.

Fonte: Grace Soares

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)