Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Banco da Amazônia acolhe recomendação do Ministério Públíco Federal


 
Critérios ambientais são observados para a liberação de crédito

O Banco da Amazônia (Basa) comunicou ao Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) o acolhimento da recomendação que orientava o estabelecimento de critérios de proteção ao meio ambiente para a liberação de empréstimos e financiamentos a produtores rurais. A recomendação foi assinada pelo pProcurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.

O banco informou ao MPF que exigirá certidões de conformidade ambiental dos empreendimentos e lançará mão de acordos com órgãos ambientais estaduais para agilizar a emissão das certidões, agilizando na mesma medida a liberação dos recursos. As pequenas propriedades, segundo o comunicado do Basa, têm prioridade nos financiamentos quando são signatárias de programas que bonifiquem os produtores que praticam agricultura sem queima.

Também foi dado conhecimento ao MPF sobre a vedação de financiamentos para a formação de pastagens que acarretem em desmatamento, atendendo, assim, a outro item da recomendação. Além disso, o banco também monitora os empreendimentos, e deverá firmar convênio com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para realizar o monitoramento via satélite, conforme recomendado pelo MPF.

Com relação à recomendação para que o Basa capacite seus funcionários para realizar o monitoramento das áreas, visando identificar modificações de áreas vinculadas aos financiamentos, a instituição informou ao MPF que adquiriu aparelhos de GPS e está capacitando seus servidores para operar os equipamentos.

O MPF também recomendou o estabelecimento de metas de produtividade que induzam à substituição da pecuária extensiva, ao que o banco informou que exigirá a adoção de pelo menos uma prática inovadora na pecuária, como o pastejo intensivo rotacionado, a inseminação artificial ou a cruza industrial.

O Basa também se comprometeu a estabelecer, com o apoio de órgãos ambientais, e do próprio MPF, mecanismos que possibilitem a troca de informações sobre ilícitos ambientais em áreas que recebam investimentos.

Por fim, o Basa firmou compromisso de propor ao Ministério da Integração Nacional a criação de “bônus ambiental”, consistente em política de juros e condições diferenciados em favor de atividades destinadas à proteção ambiental, na forma recomendada pelo MPF/AC.

As medidas empreendidas pelo Basa no cumprimento da recomendação do MPF/AC terão âmbito nacional e poderão ser fiscalizadas pelas demais Procuradorias da República dos estados que compõem a Amazônia Legal.

Fonte: Ascom/Procuradoria da República no Acre

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)