Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Aviões são usados para desmatar áreas na Amazônia



Uma área do tamanho de 180 campos de futebol na floresta amazônica foi destruída pela ação de herbicidas. O crime, identificado pelo Ibama, atingiu uma área da união na divisa com a Rondônia. Porém o responsável pela ação ainda permanece anônimo, segundo o jornal 'Folha de S.Paulo'.

O uso de agrotóxicos só pode ser utilizado sob a prescrição ou supervisão de um agrônomo. Normalmente, são usados para controlar pragas ou doenças que de outra forma inviabilizariam as plantações. Esses agrotóxicos, pulverizados sobre florestas nativas contaminam o solo, lençóis freáticos, a fauna e matam as florestas de forma fulminante.

De acordo com Jefferson Lobato, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama no Amazonas, o uso de agrotóxicos acelera o desmatamento de florestas que pertencem à União e acabam sendo focos de grileiros ou madereiros. Especialistas encontraram sobrevoando a área diversas árvores esbranquiçadas pela ação do veneno. Vestígios de extração de madeira por motosserras queimadas também foram encontrados no local.

O Ibama conseguiu identificar a área destruída de 178 hectares, depois que o sistema de satélite de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) e o Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontou indícios de crime ambiental. Apesar da situação preocupante, os números mostram uma desaceleração do desmatamento em relação aos meses de março e abril, por conta de uma maior fiscalização do governo - a área derrubada chegava quase 300 km².

(Fonte: De olho no tempo - Meteorologia, com informações MTV)
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat