Segunda-feira, 4 de agosto de 2008 - 06h34
Uma frente-fria conseguiu vencer o bloqueio atmosférico e a chuva retornou timidamente ao interior do Estado. Em algumas cidades não chovia há quase 80 dias.
Daniel Panobianco O milagre não avistado desde o final de maio aconteceu neste domingo. Chuva e com direito a rajadas de vento e trovoadas foi avistada em pelo menos, 10 municípios de Rondônia, alguns com registro de precipitação apenas na zona rural, mas mesmo assim, comemorado por todos.
Uma frente-fria, que embora de fraca intensidade, conseguiu avançar para norte quebrando de uma vez com o bloqueio atmosférico área com ventos de circulação anticiclônica, no sentido anti-horário em altos níveis (12 mil metros) da atmosfera e levando instabilidade aos Estados de Mato Grosso e Rondônia, além de São Paulo e Goiás.
Em Rondônia, a chuva chegou no período da tarde ao oeste do Estado, região de Costa Marques. Mas foi no período da noite, que as nuvens cresceram no sul, oeste e alguns pontos do centro provocando pancadas isoladas, refrescando o calor e amenizando a secura do ar.
Em Vilhena, dados de METAR indicaram trovoada entre as 18 e 20 horas, com rajadas de vento de 28 km/h. No município de Alto Alegre dos Parecis, a chuva foi mais intensa, totalizando 25 milímetros, segundo o hidroestimador de precipitação do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Entre Parecis e Nova Brasilândia d' Oeste, também houve registro de chuva, embora apenas em pontos localizados de algumas propriedades rurais.
A última chuva significativa registrada em Rondônia tinha sido a do dia 31 de maio, quando uma frente-fria atingiu o Estado. Em Porto Velho, a seca continua em alguns bairros, embora tenha chovido no último dia 22 de julho nas imediações do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira.
Previsões do CPTEC/INPE indicam o retorno da instabilidade ao Estado ainda esta semana, com chuvas mais abrangentes.
Dados: REDEMET CPTEC/INPE
Fonte: De olho no tempo
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p