Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Amorim denuncia que licitação da Flona do Jamari é uma farsa



O deputado Ernandes Amorim (PTB) disse em discurso hoje (8), na Câmara Federal, que várias denúncias já foram feitas por ele aos órgãos de segurança do Estado e Ministério da Justiça de que a licitação da Flona do Jamari é um jogo de cartas marcadas. "Eu venho chamando a atenção da Nação que essa licitação é uma farsa e o que se pretende com isso é internacionalizar de direito a Amazônia, pois de fato ela já está, com a presença de mais 100 mil ONG's e mais de um milhão de ongueiros distribuídos em território amazônico".

Segundo o deputado, a MATA S/A é a única empresa classificada para a concessão da Flona Jamari para o maior lote que é de 46 mil hectares, e as demais foram desclassificadas. "Até aí nada demais. Se a AMATA S/A não fosse presidida por Roberto Waack, vice presidente da FSC - uma ONG com sede na Alemanha, e ex-presidente da Orsa Florestal, que em 13.12.2005 assinou um Termo com o Governo do Pará para administrar um patrimônio florestal (pasmem) de 550 mil hectares, no município de Almeirim".

Por ocasião da assinatura do Termo, conforme explica o parlamentar, Roberto Waack, então presidente da Orsa Florestal, fez a seguinte afirmação: O termo dá segurança para que o grupo faça um investimento de R$ 25 milhões na implantação de uma serraria com uma capacidade produtiva de 3 mil metros cúbicos de madeira/dia.

"Pois bem, essa evidência, ainda não foi suficiente para chamar a atenção das autoridades responsáveis deste país, pois até o Judiciário já acionamos, através de uma Ação Popular (federal), que aguardamos seja julgado em breve", lamentou.

O parlamentar alerta que a Amazônia está sendo ocupada aos poucos por essas ONGs que atuam com grande eficácia e se infiltram nas comunidades tradicionais e órgãos de controle ambiental dos Estados, Municípios e da União, e exercem um poder absoluto nas ações, que deveria ser do Estado.

Para Amorim, a licitação da Flona Jamari precisa ser do conhecimento de todos os brasileiros e a atuação dessas organizações precisa ser investigada em seus mínimos detalhes, pois os seus dirigentes são facilmente identificáveis estão dentro do IBAMA, Serviço Florestal Brasileiro, Ministério do Meio Ambiente e FUNAI, onde ocupam cargo de comando a exemplo do sr. Capobianco, ex-secretário executivo do Ministério de Meio Ambiente, "e dos atuais dirigentes da FUNAI, que são todos ongueiros e parentes entre si".

Todos sabem que a grande maioria dessas ONG's está a serviço de grupos estrangeiros, que são os seus financiadores e defendem os seus interesses infiltrados dentro do Governo e do próprio Congresso Nacional, que está a passos de tartaruga para funcionar a sua CPI das ONG's.

As nossas instituições não funcionam e quando funcionam são para punir exatamente os menos favorecidos pelo aparelho do estado, e tudo isso ocorre pela ausência de um ambiente institucional e de segurança jurídica.
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O cônsul geral do Japão em Manaus (AM), Masahiro Ogino visitou o Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Park, na tarde de sexta-feira

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Membros do Comitê de Crise Hídrica do Estado de Rondônia participaram de reunião realizada pelo Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assi

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicou no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 14 de março deste ano, a P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)