Quarta-feira, 26 de março de 2008 - 21h07
A Comissão da Amazônia pretende entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma lista de políticas públicas prioritárias para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. As prioridades serão definidas a partir do relatório do 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, realizado pela comissão no ano passado.
Um primeiro passo para o debate foi dado nesta terça-feira, com o lançamento do documento preliminar do evento. O texto, que contém o resultado das etapas nacional e regionais do simpósio, foi apresentado em arquivo digital para os integrantes da comissão. Cada um poderá agora sugerir mudanças no relatório.
A presidente da comissão, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), lembra que o simpósio teve como eixo principal o debate sobre a implantação do Plano Amazônia Sustentável. Desenvolvido pelo governo federal desde 2003, em conjunto com a sociedade civil organizada e os governos estaduais, o chamado PAS estabelece como principais alicerces para a região amazônica o ordenamento territorial e o combate ao desmatamento ilegal.
Os debates promovidos pela Comissão da Amazônia mostraram também a necessidade de se priorizar a promoção da pesquisa científica na região, como destaca Jante Capiberibe. "Esses dados são estratégicos para a implementação, para o desenvolvimento econômico e ambiental da nossa região a partir do levantamento da pesquisa das cadeias produtivas, da biodiversidade da Amazônia", disse.
O coordenador do PAS do Ministério da Integração Nacional, Júlio Miragaya, concorda que os investimentos em tecnologia e infra-estrutura são pilares básicos do plano. "Nosso pensamento é que não é possível pensar um desenvolvimento sustentável para a Amazônia sem realizar um forte aporte em investimento, particularmente em transporte e energia, e também um aporte em tecnologia", afirmou.
Miragaya participou do lançamento do relatório preliminar do 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional. Ele explica que um dos propósitos do PAS é justamente compartilhar com a sociedade o estabelecimento de prioridades para a Amazônia.
Fonte: Agência Câmara
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)