Quarta-feira, 26 de março de 2008 - 21h07
A Comissão da Amazônia pretende entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma lista de políticas públicas prioritárias para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. As prioridades serão definidas a partir do relatório do 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, realizado pela comissão no ano passado.
Um primeiro passo para o debate foi dado nesta terça-feira, com o lançamento do documento preliminar do evento. O texto, que contém o resultado das etapas nacional e regionais do simpósio, foi apresentado em arquivo digital para os integrantes da comissão. Cada um poderá agora sugerir mudanças no relatório.
A presidente da comissão, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), lembra que o simpósio teve como eixo principal o debate sobre a implantação do Plano Amazônia Sustentável. Desenvolvido pelo governo federal desde 2003, em conjunto com a sociedade civil organizada e os governos estaduais, o chamado PAS estabelece como principais alicerces para a região amazônica o ordenamento territorial e o combate ao desmatamento ilegal.
Os debates promovidos pela Comissão da Amazônia mostraram também a necessidade de se priorizar a promoção da pesquisa científica na região, como destaca Jante Capiberibe. "Esses dados são estratégicos para a implementação, para o desenvolvimento econômico e ambiental da nossa região a partir do levantamento da pesquisa das cadeias produtivas, da biodiversidade da Amazônia", disse.
O coordenador do PAS do Ministério da Integração Nacional, Júlio Miragaya, concorda que os investimentos em tecnologia e infra-estrutura são pilares básicos do plano. "Nosso pensamento é que não é possível pensar um desenvolvimento sustentável para a Amazônia sem realizar um forte aporte em investimento, particularmente em transporte e energia, e também um aporte em tecnologia", afirmou.
Miragaya participou do lançamento do relatório preliminar do 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional. Ele explica que um dos propósitos do PAS é justamente compartilhar com a sociedade o estabelecimento de prioridades para a Amazônia.
Fonte: Agência Câmara
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira
Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)