Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Amazônia: Desmatamento atingiu 1.096 km²


DETER verifica 1.096 km2 desmatados na Amazônia em maio. Dados de junho serão divulgados no dia 29 de julho
 

De acordo com o sistema DETER – Detecção do Desmatamento em Tempo Real, 1.096 km2 da floresta foram mapeados como corte raso ou degradação progressiva durante o último mês de maio, período em que 46% da Amazônia Legal esteve coberta por nuvens. Esta área é semelhante à verificada em abril, quando foram detectados 1.123 km2 desmatados com 53 % de cobertura de nuvens. 

Do total verificado pelo DETER em maio, 646 km2 correspondem ao Mato Grosso, número 19% menor ao verificado em abril, que mostrou 794 km2.  Também foram identificados 262 km2 no Pará, ante apenas 1,3 km2 no mês anterior.  O aumento no Pará se explica pela área coberta por nuvens – enquanto em abril apenas 11% do Pará pôde ser visto pelos satélites, em maio a observação aumentou para 41% da área do estado. 

Os dados do sistema DETER referentes ao mês de junho serão divulgados no dia 29 de julho. Da mesma forma que o levantamento de maio, os dados de junho do DETER estão sendo qualificados com imagens dos satélites Landsat e CBERS, que apresentam melhor resolução espacial.  

Novos relatórios
De maio a outubro, quando a cobertura de nuvens na Amazônia é menor e possibilita uma melhor observação da região, INPE produzirá, sempre que possível,  relatórios públicos mensais de avaliação e qualificação dos dados do sistema DETER.

Os relatórios públicos do DETER serão acompanhados de análises explicativas, que usarão imagens de satélites de melhor resolução (CBERS, LANDSAT), quando disponíveis.

Para o mês de maio, primeira edição deste novo relatório, o INPE analisou 18 imagens LANDSAT, localizadas nos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas, todas com data posterior a 15 de junho de 2008.

Foram avaliados 241 polígonos de desmatamento, representando 544 km2 ou aproximadamente 50% da área total dos polígonos do mês de maio (1.096 km2).

Do total avaliado, 88,3% foram confirmados como desmatamento, sendo 59,5% desmatamento tipo corte raso, 28,8% de degradação florestal e 11,7% não se enquadraram nestas classes.  O relatório encontra-se disponível no site do DETER  (www.obt.inpe.br/deter).

O INPE considera que a qualificação dos dados do DETER será muito importante para aumentar a confiança do governo e da sociedade nas indicações do sistema. 

Os dados do DETER referentes ao mês de junho serão divulgados no próximo dia 29, acompanhados do respectivo relatório de avaliação. 

O DETER
Em operação desde 2004, o DETER foi concebido pelo INPE como um sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento. São mapeadas tanto áreas de corte raso quanto áreas em processo de desmatamento por degradação florestal. É possível detectar apenas polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares por conta da resolução dos sensores espaciais (o DETER utiliza dados do sensor MODIS do satélite Terra e do sensor WFI do satélite sino-brasileiro CBERS, com resolução espacial de 250 metros). Devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos maiores que 25 hectares são identificados pelo sistema.

Por estado, o total de áreas em processo de desmatamento na Amazônia em maio:

Gente de Opinião

Distribuição da área de cobertura de nuvem por estado:

Gente de Opinião

Mapa de nuvens no mês de maio:

Gente de Opinião



Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)