Domingo, 3 de setembro de 2006 - 16h30
CHICO ARAÚJO (Agência Amazônia)
BRASÍLIA Em 25 anos mais de 2,7 bilhões de pessoas no mundo ficarão sem água potável devido à contaminação das fontes. A escassez atinge hoje dois bilhões de pessoas, sendo um bilhão em áreas urbanas. Mais de 20 países já enfrentam com a escassez de água Egito, Kuwait, Arábia Saudita, Israel, Argélia e Bélgica são alguns deles. No Brasil, pelos menos sete Estados se deparam com o desabastecimento.
Dos 20% da água doce do mundo, a Amazônia concentra 80% do volume dessa água em seus rios, lagos, igarapés e fontes subterrâneas. E a região já começa a contribuir para reduzir os efeitos dessa escassez. Uma empresa de Manaus (AM), Amazon Refrigerantes, começou a produzir água para exportação. Isso mesmo.
Durante a III Feira Internacional da Amazônia (III Fiam), que encerrou hoje na capital do Amazonas, a empresa lançou a Água Crim. A nova marca foi criada especialmente para exportação.
Mali, Colômbia e a colônia francesa Benin, na África, são os destinos da Água Crim. Nos próximos meses o produto também chegará ao Oriente Médio (Jordânia), Belize, Venezuela, Espanha e França, garante Humberto Thomaz, gerente de custos e orçamento da empresa. Além da água, que está se tornando vedete no mercado, a Amazon Refrigerantes ainda exporta xaropes de guaraná e a baunilha. Esses dois produtos são utilizados na fabricação de refrigerantes.
Mas a Água Crim não é uma água qualquer. Extraída de uma fonte com 300 metros de profundidade, no bairro Colônia Oliveira Machado, em Manaus, a água, além de rica em minerais, possui outro grande diferencial. Ela apresenta em sua composição uma concentração de flúor natural. E foram esses os fatores que despertaram o interesse dos importadores de vários países. Empresas de São Paulo e de outros estados brasileiros também já estão de olhos no produto.
No exterior o produto é vendido com um apelo amazônico. "Tauá: Eau pure de source naturelle de l'Amazonie". A tradução: Tauá Água pura da fonte natural da Amazônia. Atualmente, os produtos da Amazon Refrigerantes são comercializados em praticamente toda a Amazônia. "E a tendência é ampliarmos esse mercado, inclusive para o exterior", diz Thomaz.
Crise no setor de base florestal: FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo
Para tratar os temas dos impactos da Instrução Normativa 19/2024 editada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováve
Mais de 190 países se reuniram para destravar temas importantes da agenda climática, e setor produtivo de Rondônia, por meio do presidente da Federa
A Ecoporé recebeu a Missão de Supervisão e Apoio à Implementação do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) em Rondônia. A agenda fa
Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç