Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Amazônia começa a exportar água


CHICO ARAÚJO (Agência Amazônia)

BRASÍLIA – Em 25 anos mais de 2,7 bilhões de pessoas no mundo ficarão sem água potável devido à contaminação das fontes.  A escassez atinge hoje dois bilhões de pessoas, sendo um bilhão em áreas urbanas. Mais de 20 países já enfrentam com a escassez de água – Egito, Kuwait, Arábia Saudita, Israel, Argélia e Bélgica são alguns deles. No Brasil, pelos menos sete Estados se deparam com o desabastecimento.

Dos 20% da água doce do mundo, a Amazônia concentra 80% do volume dessa água em seus rios, lagos, igarapés e fontes subterrâneas. E a região já começa a contribuir para reduzir os efeitos dessa escassez. Uma empresa de Manaus (AM), Amazon Refrigerantes, começou a produzir água para exportação. Isso mesmo. 

Durante a III Feira Internacional da Amazônia (III Fiam), que encerrou hoje na capital do Amazonas, a empresa lançou a Água Crim. A nova marca foi criada especialmente para exportação.

Mali, Colômbia e a colônia francesa Benin, na África, são os destinos da Água Crim. Nos próximos meses o produto também chegará ao Oriente Médio (Jordânia), Belize, Venezuela, Espanha e França, garante Humberto Thomaz, gerente de custos e orçamento da empresa. Além da água, que está se tornando vedete no mercado, a Amazon Refrigerantes ainda exporta xaropes de guaraná e a baunilha. Esses dois produtos são utilizados na fabricação de refrigerantes.

Mas a Água Crim não é uma água qualquer. Extraída de uma fonte com 300 metros de profundidade, no bairro Colônia Oliveira Machado, em Manaus, a água, além de rica em minerais, possui outro grande diferencial. Ela apresenta em sua composição uma concentração de flúor natural. E foram esses os fatores que despertaram o interesse dos importadores de vários países. Empresas de São Paulo e de outros estados brasileiros também já estão de olhos no produto.

No exterior o produto é vendido com um apelo amazônico. "Tauá: Eau pure de source – naturelle de l'Amazonie".  A tradução: Tauá – Água pura da fonte – natural da Amazônia. Atualmente, os produtos da Amazon Refrigerantes são comercializados em praticamente toda a Amazônia. "E a tendência é ampliarmos esse mercado, inclusive para o exterior", diz Thomaz.

 

Mais Sobre Meio Ambiente

Aberta a votação on line para o Prêmio Municiência

Aberta a votação on line para o Prêmio Municiência

Está aberta a votação para o Prêmio Municiência 2019. A Prefeitura de Cacoal está entre os 10 municípios classificados e concorre com o Programa de re

Projeto de conservação florestal melhora a vida de famílias em reserva extrativista de Rondônia

Projeto de conservação florestal melhora a vida de famílias em reserva extrativista de Rondônia

Dona Maria do Socorro é agricultora, mãe e avó, mora na Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá há 17 anos e se sustenta da terra plantando abacaxi, ch

Força-tarefa Amazônia fez quatro operações e denunciou 30 pessoas e oito madeireiras por crimes em Rondônia

Força-tarefa Amazônia fez quatro operações e denunciou 30 pessoas e oito madeireiras por crimes em Rondônia

A Força-tarefa Amazônia, do Ministério Público Federal (MPF), articulou, nos últimos seis meses, quatro grandes operações para proteção de terras indí

Ecoponto para uso público

Ecoponto para uso público

O Sebrae em Rondônia aderiu à I Campanha de Coleta do e-lixo da empresa WR Ambiental (lixo eletrônico) e até o final do mês haverá uma brigada de cole