Domingo, 3 de setembro de 2006 - 16h30
CHICO ARAÚJO (Agência Amazônia)
BRASÍLIA Em 25 anos mais de 2,7 bilhões de pessoas no mundo ficarão sem água potável devido à contaminação das fontes. A escassez atinge hoje dois bilhões de pessoas, sendo um bilhão em áreas urbanas. Mais de 20 países já enfrentam com a escassez de água Egito, Kuwait, Arábia Saudita, Israel, Argélia e Bélgica são alguns deles. No Brasil, pelos menos sete Estados se deparam com o desabastecimento.
Dos 20% da água doce do mundo, a Amazônia concentra 80% do volume dessa água em seus rios, lagos, igarapés e fontes subterrâneas. E a região já começa a contribuir para reduzir os efeitos dessa escassez. Uma empresa de Manaus (AM), Amazon Refrigerantes, começou a produzir água para exportação. Isso mesmo.
Durante a III Feira Internacional da Amazônia (III Fiam), que encerrou hoje na capital do Amazonas, a empresa lançou a Água Crim. A nova marca foi criada especialmente para exportação.
Mali, Colômbia e a colônia francesa Benin, na África, são os destinos da Água Crim. Nos próximos meses o produto também chegará ao Oriente Médio (Jordânia), Belize, Venezuela, Espanha e França, garante Humberto Thomaz, gerente de custos e orçamento da empresa. Além da água, que está se tornando vedete no mercado, a Amazon Refrigerantes ainda exporta xaropes de guaraná e a baunilha. Esses dois produtos são utilizados na fabricação de refrigerantes.
Mas a Água Crim não é uma água qualquer. Extraída de uma fonte com 300 metros de profundidade, no bairro Colônia Oliveira Machado, em Manaus, a água, além de rica em minerais, possui outro grande diferencial. Ela apresenta em sua composição uma concentração de flúor natural. E foram esses os fatores que despertaram o interesse dos importadores de vários países. Empresas de São Paulo e de outros estados brasileiros também já estão de olhos no produto.
No exterior o produto é vendido com um apelo amazônico. "Tauá: Eau pure de source naturelle de l'Amazonie". A tradução: Tauá Água pura da fonte natural da Amazônia. Atualmente, os produtos da Amazon Refrigerantes são comercializados em praticamente toda a Amazônia. "E a tendência é ampliarmos esse mercado, inclusive para o exterior", diz Thomaz.
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30
Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)