Domingo, 20 de maio de 2007 - 00h11
Kátia Paiva
Agência Brasil
Manaus - O governador do Amazonas, Eduardo Braga, assinou nesta semana um decreto que estabelece medidas ambientais para reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa e combater o desmatamento. Elas entram em vigor em 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, quando o decreto será promulgado.
Uma das novidades é a criação do Bolsa Floresta. Integrantes de comunidades tradicionais que incentivarem a utilização da mata de forma sustentável receberão auxílio de cerca de mil reais no final de cada ano.
A única regra para receber o benefício é não desmatar. A preservação das unidades de conservação será fiscalizada através de imagens de satélite e auditorias de campo.
"É um contrato feito entre o governo do estado e as populações tradicionais que moram em unidades de conservação, baseado em um compromisso de desmatamento zero", explica o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Virgílio Viana.
Para Manoel Cunha, coordenador do Conselho Nacional dos Seringueiros no Amazonas, a proposta deve atender às demandas das populações tradicionais da floresta. "Achamos que deve ser bem pensada a forma como esse sistema de benefícios vai chegar aos extrativistas, para não haver nenhum desequilíbrio no processo produtivo, sem perder o compromisso com o meio ambiente e continuando com o trabalho cotidiano".
O Amazonas tem 35 unidades de conservação estaduais, que somam quase 17 milhões de hectares, ou 10% do território do Amazonas.
A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta
Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac
No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra
No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã
Alunos de Direito da FIMCA realizam ação ambiental em parceria com a Polícia Militar Ambiental
No último sábado, dia 4 de outubro, os alunos do 4º período A do curso de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA realizaram o pro