Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

AFTOSA: Começa 2ª etapa de vacinação em seis estados


Tatielly Diniz
Agência Brasil

Brasília - A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de rebanhos bovinos e de búfalos começou este mês, em seis estados brasileiros, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.
No mês que vem, a imunização será estendida a outras 16 unidades federativas: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a demanda de vacinas para 2007 é de 395 milhões de doses. Santa Catarina é o único estado considerado livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde 2000.
O Brasil é o maior exportador de carne bovina no mundo. No ano passado, as exportações de carne, para mais de 164 países, geraram US$ 8,3 milhões (cerca de R$ 15 milhões).
Segundo o coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do ministério, a vacinação é importante para evitar a disseminação da doença, garantindo a saúde do rebanho e a qualidade da carne brasileira.
“É uma  importante ferramenta para erradicar a febre aftosa. O Brasil já erradicou essa doença. Nós utilizamos a vacina como forma de proteção, caso exista introdução de um vírus, que ele não se dissemine".
Depois de aplicar a vacina em todo o rebanho, o produtor deve ir ao escritório da secretaria de agricultura da cidade mais próxima para comprovar a imunização.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia C

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)