Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

AFTOSA: Começa 2ª etapa de vacinação em seis estados


Tatielly Diniz
Agência Brasil

Brasília - A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de rebanhos bovinos e de búfalos começou este mês, em seis estados brasileiros, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.
No mês que vem, a imunização será estendida a outras 16 unidades federativas: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a demanda de vacinas para 2007 é de 395 milhões de doses. Santa Catarina é o único estado considerado livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde 2000.
O Brasil é o maior exportador de carne bovina no mundo. No ano passado, as exportações de carne, para mais de 164 países, geraram US$ 8,3 milhões (cerca de R$ 15 milhões).
Segundo o coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do ministério, a vacinação é importante para evitar a disseminação da doença, garantindo a saúde do rebanho e a qualidade da carne brasileira.
“É uma  importante ferramenta para erradicar a febre aftosa. O Brasil já erradicou essa doença. Nós utilizamos a vacina como forma de proteção, caso exista introdução de um vírus, que ele não se dissemine".
Depois de aplicar a vacina em todo o rebanho, o produtor deve ir ao escritório da secretaria de agricultura da cidade mais próxima para comprovar a imunização.

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat