Segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 - 15h07
Beth Begonha e Luana Lourenço
Agência Brasil
Brasília - O governo do Acre quer investir R$ 30 milhões em apoio a comunidades extrativistas para garantir a continuidade da luta de Chico Mendes e evitar a derrubada de florestas do estado.
A previsão é do governador Binho Marques, que defende a competitividade dos produtos extrativistas para nadar contra a maré da criação de gado que pressiona o desmatamento na Amazônia.
Vinte anos depois da morte de Chico Mendes, o governador aponta dificuldades para a consolidação de uma economia sustentável no Acre, diante da concorrência com o gado, que coloca em risco a floresta em nome da abertura de pastos para a pecuária.
É muito mais fácil trabalhar com um produto que tem mercado garantido. E é contra isso que lutamos, contra uma lei de mercado, que nos coloca numa situação difícil, afirmou, em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia.
Herdeiro político da luta de Chico Mendes, Binho Marques compara a criação de reservas extrativistas a partir das idéias do seringueiro a um novo conceito de reforma agrária para a Amazônia.
Uma reforma diferente do modo tradicional, rural, de 50 hectares por família. Ele queria que toda uma área de seringal fosse delimitada, que ela pertencesse à União e que os moradores tivessem direito de uso dessa área e que fizessem a gestão coletiva, lembrou.
O nosso desafio é criar oportunidades para que os seringueiros possam ter atividades sustentáveis nessas reservas, acrescentou.
O Acre é um dos estados menos desmatados da Amazônia Legal. Apenas 10% da área de florestas do estado foram derrubadas. No sul de Rondônia, estado vizinho, o percentual chega a 80% em alguns trechos da floresta.
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)