Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Haja dinheiro público para pagar tantas diárias


Haja dinheiro público para pagar tantas diárias  - Gente de Opinião

A condição de homens públicos impõe posturas que devem respeitar essa dimensão. Há, por parte dos que estão no exercício de um mandato popular, um compromisso de respeito à dimensão pública e isso, entre outras atitudes, exige a vigilância para não particularizar ou administrar como se o lugar e os bens públicos fossem propriedades de uns poucos.

Mais uma vez, deputados estaduais de Rondônia exageram e se colocam sob o enfoque das críticas, devidamente justificadas, da opinião pública, principalmente num instante em que a sociedade exige da classe política, entre outras condutas, mais comedimento nos gastos públicos, eis que um grupo de parlamentares resolve percorrer o caminho inverso, torrando quase R$ 200 mil com o pagamento de diárias. Isso é um absurdo e, porque não dizer, um abuso. Rondônia padece de carências gritantes, sobretudo na área da saúde. Essa dinheirama poderia ter sido usada para aplacar a dor e o sofrimento de doentes que vivem amontoados pelos corredores do Hospital João Paulo II.

A concessão de diárias a parlamentares para participarem de seminários, congressos, conferências, entre outros eventos de interesse público, ou em virtude do exercício de suas funções, é um direito legal, quando disciplinada em lei especifica e tem motivação justificada, cabendo ao controle interno de cada órgão a competência de fiscalizar a correta aplicação dos recursos, apesar de muita gente considerar imoral, mas bem que alguns políticos  poderiam ser menos gulosos no uso de diárias. É deprimente quando comparamos o discurso de campanha com a atuação parlamentar. Logo, chegamos à conclusão de que, mais uma vez, fizemos o papel de trouxas. E se você pensa que isso só acontece na Assembleia Legislativa de Rondônia é porque ainda não viu o Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Porto Velho.  

Já não é mais possível conviver com coisas dessa natureza, com tanto dinheiro público sendo desperdiçado, nem assistir, comodamente, ao festival de mordomias que debilitam a administração pública e comprometem de morte a imagem de instituições, cuja finalidade precípua e fiscalizar se o dinheiro do povo, oriundo de impostos, vem sendo bem usado. É hora dessa gente pensar mais nos interesses da população e menos na ostentação. Cumprimento o advogado Caetano Neto pela coragem de colocar a boca no mundo, quando muitos, por covardia ou comprometimento com o ato absurdo, preferem o silencio. Haja dinheiro público para pagar tantas diárias.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand

Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand

Beira, idealizado e produzido em Porto Velho, está entre os cinco curtas-metragens brasileiros selecionados em todo o país para integrar a programaç

Banda do Vai Quem Quer entra na fase final de preparativos para desfilar do dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval

Banda do Vai Quem Quer entra na fase final de preparativos para desfilar do dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval

A contagem regressiva começou: faltam 15 dias para a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) arrastar multidões pelas ruas da capital. Considerado um ponto de

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

A tradicional escola de samba de Porto Velho, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, celebra um marco importante em sua história nesta sexta-fe

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e c

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)