Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Antologia Poesia de Vida, Vida de Poesia reúne poemas que transformam a experiência cotidiana em leitura sensível e crítica


Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo - Gente de Opinião

Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e crítica do mundo diante do tempo, da memória, do corpo e das desigualdades.

Poesia de Vida, Vida de Poesia é uma antologia poética de Nilza Menezes que reúne mais de cinquenta anos de produção literária. O livro apresenta poemas curtos, escritos em diferentes fases da autora, organizados em um mesmo espaço para dialogar entre si e formar um mosaico do estar no mundo.

A escrita cria imagens fortes e utiliza finais inesperados, que quebram a leitura direta e convidam o leitor à reflexão. Os poemas tratam de temas como amor, memória, passagem do tempo, relações familiares, frustrações do cotidiano e conflitos sociais, sempre com uma linguagem condensada e sensível.

A obra estabelece uma relação direta entre vida e poesia. Para Nilza Menezes, a experiência vivida é a matéria do poema. Segundo a autora, a palavra funciona como instrumento de reflexão crítica sobre a realidade, em um processo em que ela própria se coloca como parte da experiência e da escrita.

Além do lirismo, a antologia apresenta uma dimensão crítica e social. Historiadora e pesquisadora das religiões afro-brasileiras, Nilza Menezes insere em sua poesia reflexões sobre a condição feminina, a racialização dos corpos, a memória colonial e os processos de silenciamento. A escrita parte do cotidiano, questiona regras e revela fragilidades das estruturas sociais.

O livro está disponível na plataforma digital da Amazon e não se propõe apenas a catalogar anos de escrita poética e crítica sobre o mundo que cerca a autora e a todos nós, mas a reunir fragmentos de vida em forma de poema, reafirmando a poesia como espaço de resistência sensível e de leitura crítica da realidade.

“Mais do que um registro literário, o livro se apresenta como um exercício de escuta da existência, em que cada verso funciona como testemunho, reflexão e permanência diante do tempo”, conclui Nilza Menezes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

A tradicional escola de samba de Porto Velho, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, celebra um marco importante em sua história nesta sexta-fe

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

A banda rondoniense Os Últimos lançou o álbum Corações Amazônicos, já disponível nas plataformas digitais. O disco é o quinto trabalho autoral do g

Axé Folia 2026: a Magia da Bahia Invade a Pinheiro Machado!

Axé Folia 2026: a Magia da Bahia Invade a Pinheiro Machado!

Prepare o seu abadá e o coração, porque o Axé Folia Mix 2026, o bloco mais TOP da cidade, está chegando para transformar a Avenida Pinheiro Machado

Contagem Regrassiva: Vai Quem Quer desfila dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval

Contagem Regrassiva: Vai Quem Quer desfila dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval

A contagem regressiva para o maior fenômeno do Carnaval do Norte já começou. Faltando menos de 15 dias para o desfile do bloco (14 de fevereiro), a

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)