Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand

Produção realizada em Porto Velho representa o cinema brasileiro ao integrar o grupo dos cinco curtas selecionados para uma das principais vitrines do curta-metragem no mundo


Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand - Gente de Opinião

Beira, idealizado e produzido em Porto Velho, está entre os cinco curtas-metragens brasileiros selecionados em todo o país para integrar a programação da Sessão do Mercado “BRÉSIL 2” do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, na França, no próximo dia 5 de fevereiro. Considerado o maior e mais importante evento do mundo dedicado ao cinema curto, o festival contará com a exibição do filme, dirigido por Marcela Bonfim.

A sessão faz parte do Marché du Film Court, espaço estratégico do festival voltado à circulação, difusão e fortalecimento de produções audiovisuais no cenário internacional. A mostra reúne obras brasileiras contemporâneas e destaca a diversidade estética, temática e territorial do cinema produzido no país.

Com uma narrativa sensível e de resistência, Beira dialoga com questões ligadas a território, memória, espiritualidade e vivências à margem, reafirmando o cinema brasileiro como ferramenta de reflexão social e construção de novas narrativas. A presença do filme no mercado internacional amplia suas possibilidades de circulação, parcerias e exibição em festivais e janelas culturais.

Inserção internacional da produção de Rondônia

O filme representará o audiovisual nacional no Festival de Clermont-Ferrand por meio de uma iniciativa que aposta na diversidade e na inventividade do cinema brasileiro contemporâneo, além de promover ações de formação e inserção da produção do Norte do país, especialmente de Rondônia, no cenário de realizadores internacionais. A ação é fruto de parceria entre a Associação Cultural Kinoforum, Spcine, Embratur e o Instituto Guimarães Rosa.

Criado em 1979, o Festival de Clermont-Ferrand é hoje o maior festival de curtas-metragens do mundo e o segundo maior evento cinematográfico da França em público e presença profissional, atrás apenas de Cannes.

Estreia em Tiradentes 

Antes da exibição internacional, Beira integra a programação da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no dia 31 de janeiro, em sessão no Cine Praça. O filme aposta em uma estética que cruza cinema negro, realismo poético e espiritualidade, reinscrevendo as margens no imaginário amazônico. 

Dirigido por Marcela Bonfim, o curta ilumina vivências negras e LGBTQIA+ ancoradas nas margens (in)visíveis de Porto Velho, transformando territórios periféricos em espaços de memória, escuta e resistência. A obra também se destaca pelas parcerias institucionais, pela trilha sonora e pelo compromisso ético com a representatividade no audiovisual.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda do Vai Quem Quer entra na fase final de preparativos para desfilar do dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval

Banda do Vai Quem Quer entra na fase final de preparativos para desfilar do dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval

A contagem regressiva começou: faltam 15 dias para a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) arrastar multidões pelas ruas da capital. Considerado um ponto de

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

A tradicional escola de samba de Porto Velho, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, celebra um marco importante em sua história nesta sexta-fe

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e c

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

Os Últimos lançam novo álbum e celebram 15 anos de carreira com “Corações Amazônicos”

A banda rondoniense Os Últimos lançou o álbum Corações Amazônicos, já disponível nas plataformas digitais. O disco é o quinto trabalho autoral do g

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)