Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Ferramenta Fascinante


Ferramenta Fascinante - Gente de Opinião

          De Alexander Graham Bell aos dias de hoje, ou seja, em cerca de um século e meio a invenção do telefone percorreu uma trajetória fantástica, evoluindo em formato e em finalidade, transformando um simples instrumento de comunicação em uma ferramenta de inestimável valor: sem nenhum exagero, o uso correto do celular é a maneira mais fácil do ser humano processar o mundo.

E pensar que num tempo não muito remoto, os segredos da infância eram transmitidos através de um aparelhinho, fabricado como se fosse um telefone móvel: duas latinhas e um barbante a uni-las! Um piá ouvia os segredos do outro, a dez ou mais metros de distância. O diálogo viajava pelo fio, alimentado pela pureza dos sorrisos e pela simulação imaginativa de cada um. Saudades!

O fascínio pelo celular vem galgando degraus cada vez mais altos, mudando a forma como as pessoas interagem com o mundo, revolucionando a comunicação, permitindo o diálogo instantâneo, com ou sem imagens, à longa distância. Aliás, fica difícil imaginar uma conversa ao telefone, antes do celular, quando ainda era preciso a interferência de uma telefonista para estabelecer a conexão.

Como não se apaixonar por um aparelhinho que é telefone, tradutor, máquina de datilografia, de fotografia e de filmar, manda mensagens, grava áudios, é e-book, loja, possui vários jogos, é sala de cinema, de TV, de aula; que nos leva ao estádio de futebol e aos ginásios esportivos, toca música e obedece a um sem número de aplicativos, onde e quando a gente quiser?

Logo logo descobriremos como usar o celular, em sala de aula, só proibir não vai funcionar. É proibido proibir! Não é de agora que o jovem sabe: o que é proibido é mais gostoso. Antes de tudo, é essencial estabelecer qual postura a escola irá adotar. Diretores, psicólogos (as) pais e professores (as) terão um papel importante na definição das diretrizes de comportamento, com o celular em sala de aula, ou não! O professor inteligente já vem passando tarefas para serem feitas em casa, com ajuda do celular, considerado por muitos o braço direito da IA.

Com o tempo o jovem saberá separar a hora das mídias sociais, dos joguinhos e do aprendizado. O ideal é mostrar aos estudantes o que significa o uso consciente do celular. Afinal, o aparelho, via internet, pode ser um excelente auxiliar, um professor adjunto no consumo de conteúdos educacionais, na comunicação com os colegas, nos debates e pesquisas.

A cada ano, um aparelho celular novo é lançado no mercado, superando o anterior em tecnologia, recursos e design. Estou esperando o celular a prova de furto e roubo. Quem sabe, um celular movido ou controlado pelo pensamento do dono, via chip implantado na pele?! Que se autodestrói, quando roubado e o ladrão tenta acessar senhas?! Não perguntem nada, imaginem… O mundo da tecnologia não para.

Nos séculos que antecederam ao XX, parece que o homem (ciência) foi retirando do seu próprio cérebro, vagarosamente, um restinho da capa existencial do deslumbramento humano, processando a razão, a imaginação, a fabulação, acariciando a vontade de seduzir o futuro, abrindo o horizonte ao inimaginável. 

A mim me parece que falta retirar a última capa, aquela que, de tão importante, não pode ser retirada de uma vez só, aquela que possibilitará o nascimento de um cérebro híbrido: humano e artificial!  Conhecendo e manuseando os segredos da IA, o homem será, enfim, a imagem e semelhança de Deus, cumprindo a última “profecia” de René Descartes, estabelecendo o fim da mortalidade e o primado da matéria. Pena que já não estarei aqui.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empreendedorismo como caminho de superação: conheça a história da mãe atípica que venceu a depressão

Empreendedorismo como caminho de superação: conheça a história da mãe atípica que venceu a depressão

O sorriso firme de Eliane Guatel carrega uma história de coragem, fé e transformação. Mãe atípica de uma adolescente autista e esposa atípica, ela enc

Aprovada por Unanimidade à LEI AUGUSTO BRANCO na Câmara Municipal de Porto Velho

Aprovada por Unanimidade à LEI AUGUSTO BRANCO na Câmara Municipal de Porto Velho

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou por unanimidade a Lei Augusto Branco, que destina 1% do orçamento anual da Secretaria Municipal de Educaçã

Nota de Celebração do Santo São Carlo Acutis o “Influencer de Deus”

Nota de Celebração do Santo São Carlo Acutis o “Influencer de Deus”

O vereador Everaldo Fogaça celebra, com alegria e fé, a canonização de Carlo Acutis, proclamada hoje, 7 de setembro de 2025. Conhecido como o “influen

Medo, quem tem, tem

Medo, quem tem, tem

Você tem medo de quê? Porque certamente todos nós tememos algo, nem que seja que aquele mais íntimo segredo seja revelado ou o que ainda nem sabe o

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)