Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Banda do Vai Quem Quer lança tema para 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Maior bloco da região Norte une a tradição da folia ao compromisso social e ao combate à violência contra a mulher.


Banda do Vai Quem Quer lança tema para 2026 com foco na cidadania e no voto consciente - Gente de Opinião

Com o foco voltado para a cidadania e a tradição crítica da folia, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), maior bloco carnavalesco da região Norte, lançou oficialmente o tema de seu desfile para 2026: “Para o Brasil continuar contente, vote consciente”. O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), no Mercado Cultural de Porto Velho, reunindo autoridades, produtores culturais, patrocinadores e a imprensa.

Durante a cerimônia, a presidente do bloco, Siça Andrade, destacou que a escolha do tema resgata a essência deixada por seu pai e fundador da Banda, Manoel da Costa Mendonça, o eterno “Manelão”. Segundo Siça Andrade, o DNA do bloco sempre esteve ligado à observação social e política do país.

Banda do Vai Quem Quer lança tema para 2026 com foco na cidadania e no voto consciente - Gente de Opinião

“A Banda sempre teve a sátira voltada à política; é nossa marca registrada. Já abordamos o combate ao feminicídio e a sustentabilidade no Carnaval. Este ano, embora tenhamos as ‘Jades’ como homenageadas, nosso tema central não poderia ignorar o cenário nacional”, pontuou a presidente.

O voto em pauta

Por ser um ano eleitoral, a BVQQ assume o papel de mobilizadora social. Para a diretoria, o Carnaval é a vitrine ideal para reforçar que a alegria da festa depende de escolhas responsáveis nas urnas. “O tema pede essa conscientização porque o Brasil é feito de Carnaval, futebol e política. Queremos que o folião se divirta, mas que também leve essa reflexão para casa”, concluiu Siça Andrade.

Violência contra a mulher

Além da alegria e da tradição, o bloco desfila com responsabilidade social. A Banda também mobilizou a campanha "Se tem violência contra a mulher, a Banda mete a colher", reafirmando o compromisso no combate à violência de gênero. Participaram da cerimônia as promotoras de Justiça Tânia Garcia e Maira Coura, do Ministério Público de Rondônia (MPRO).

“É com muita satisfação que o Ministério Público apoia essa causa importante. A Banda está abordando um tema de muita relevância, chamando para si a responsabilidade. Parabéns pela iniciativa e vamos juntos nesse trabalho de conscientização”, contribuiu Tânia Garcia.

Parceria com o Poder Público

Representantes do município destacaram que a grandiosidade do evento é uma oportunidade estratégica para alcançar a população com mensagens de impacto. O presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Ferreira, enfatizou que o entretenimento deve caminhar lado a lado com o respeito. "O Carnaval é um momento de diversão, mas devemos aproveitar esse período para apoiar grandes causas. Que possamos curtir com muita paz e responsabilidade", afirmou.

Para Mariana Aguiar Prado, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a estratégia é levar o atendimento e a informação para onde o povo está. "Saúde também combina com Carnaval. Vamos aproveitar o desfile para levar mensagens sobre prevenção a todos os foliões. A Banda arrasta multidões e nossas equipes estarão espalhadas realizando o trabalho de conscientização", explicou a secretária.

Abadás

Siça Andrade ressaltou que, ao comemorar 46 anos, a Banda segue sendo democrática. “Ela é aberta a todos. Quem quer ir de abadá, vai de abadá. Quem quer ir de fantasia, vai de fantasia. Quem quiser apenas assistir, vai assistir. Ela é pública, é nosso patrimônio”, observou. O investimento no abadá é de R$ 100 e as unidades estão disponíveis na sede-museu (Rua Joaquim Nabuco, 2368 – Centro), das 8h às 18h, e em todas as unidades da rede Nova Era Supermercados.

Registros

Também estiveram presentes Letícia Batista, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), e Ana Lucia Barroso, presidente da Liga das Escolas de Samba de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand

Das margens de Rondônia à França: Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand

Beira, idealizado e produzido em Porto Velho, está entre os cinco curtas-metragens brasileiros selecionados em todo o país para integrar a programaç

Banda do Vai Quem Quer entra na fase final de preparativos para desfilar do dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval

Banda do Vai Quem Quer entra na fase final de preparativos para desfilar do dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval

A contagem regressiva começou: faltam 15 dias para a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) arrastar multidões pelas ruas da capital. Considerado um ponto de

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

Asfaltão inaugura nova sede e realiza cerimônia de certificação nesta sexta-feira em Porto Velho

A tradicional escola de samba de Porto Velho, Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, celebra um marco importante em sua história nesta sexta-fe

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Poesia e vida se encontram em antologia que reúne décadas de escrita e reflexão sobre o mundo

Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e c

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)