Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ATUALIZANDO: Chefe de facção criminosa que ordenou morte de PMs vem para Porto Velho


O Ministério da Justiça e o governo de São Paulo acertaram na tarde desta terça-feira (6) a transferência de Antônio Cesário da Silva, o Piauí, para o presídio federal de Porto Velho. Segundo autoridades da área de segurança, a Justiça já autorizou a operação, que pode acontecer a qualquer momento.

Silva é considerado o chefe da facção PCC na favela Paraisópolis e é investigado por mandar matar seis policiais.

A ação faz parte da ação integrada anunciada hoje pelo governador Geraldo Alckimin (PSDB) e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para combater o crime organizado no Estado.

Uma das medidas é a criação de uma agência que irá integrar os setores de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Ministério Público, entre outros.

Além da criação dessa força de atuação conjunta, foi definida ainda a transferência de presos para penitenciárias federais. A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) ainda estuda quantas e como serão feitas as transferências dos detentos, mas Cardozo já adiantou que não vai divulgar nomes ou números relativos a essas transferências por questões de segurança.

Também não foram dados detalhes sobre o custo dessa atuação em conjunto.

Foi anunciado ainda ações de contenção nos pontos críticos de acesso ao Estado --rodovias, portos e vias aéreas--, um programa de enfrentamento ao crack, aperfeiçoamento da Polícia Científica e a criação de um centro de comando e controle integrado.

Fonte: Folha de São Paulo
CATIA SEABRA
CAROLINA LEAL
ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO



Alerta: Comando do PCC pode
ser transferido para Porto Velho

Em vista do agravamento da situação em São Paulo, com dezenas de assassinatos nas últimas semanas – inclusive atentados contra policiais civis e militares pelo crime organizado – oGente de Opinião ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e o governador de São Paulo Geraldo Alkmin estudam desde a transferência das lideranças do PCC para as penite

nciárias federais de Mossoró (RN), Porto Velho (RO), Campo Grande (CG) e Catanduvas (PR). A medida, que é mais um presente de grego da União para Rondônia, visa conter a escalada da violência em solo paulista.

As mais distantes de São Paulo– Porto Velho (RO) e Mossoró (RN) – podem ter a preferência. Em outras crises – casos do Rio, SP e outros estados – a opção recaiu sobre a penitenciária federal de Rondônia, onde esteve hospedado até recentemente Fernandinho Beira Mar.

Fonte: Carlos Sperança

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)