Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades


Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades  - Gente de Opinião

Caminho sem volta

Nenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem contar com os préstimos da ciência e da tecnologia, por meio da pesquisa e da inovação. Representando essa tendência sem retorno, recente publicação da revista Earth System Science Data reportou uma série de mapas que descrevem com precisão a quantidade das diversas formas químicas de fósforo no solo da Amazônia, com base na inteligência artificial.

O pesquisador João Paulo Darela Filho, que faz pós-doutorado na Universidade Técnica de Munique (Alemanha), desenvolveu com sua equipe uma nova técnica estatística, baseada em aprendizado de máquina a partir dos dados já existentes. Esse método, diz ele, “será cada vez mais aplicado na ciência, especialmente para projeções futuras”. Os mapas poderão ser usados por pesquisadores das mais diversas áreas de interesse na floresta para entender como serão as respostas da Amazônia frente às mudanças climáticas.

O que se viu com todo esse esmero foi a baixíssima concentração do mineral, afetando o ciclo de crescimento das espécies. Uma das consequências da escassez é impedir que as árvores reajam ao aumento de gás carbônico associado às mudanças climáticas. Os mapas vieram na trilha do Caetê (modelo para avaliação de características funcionais de carbono e de ecossistema), o primeiro desenvolvido por brasileiros.

................................................................................................

A fiscalização

Na falta de fiscalização da saúde pelos vereadores de Porto Velho e pelos deputados estaduais, a saúde pública da capital rondoniense entrou em colapso, ficando o Tribunal de Contas do Estado obrigado a levantar os inúmeros problemas existentes ao longo do tempo. Temos desde a superlotação, médicos relapsos que não cumprem sus plantões, pacientes jogados nos corredores, além do grave problema das cirurgias eletivas que vem de longe. O que impressiona são as prioridades dos gestores que mesmo tendo conhecimento do caos na saúde e na segurança projetam obras dispendiosas e suntuosas.

Patrulha escolar

 Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades do Orgulho do Madeira, Porto Madero, Morar Melhor e Cristal da Calama. Não bastasse, os criminosos já estão chegando aos estabelecimentos de ensino corrompendo alunos, muitos já comparecendo armados para as salas de aulas. Urge reforçar as patrulhas escolares em proteção aos alunos e professores cada vez mais entregues a violência, num estado que não consegue resolver sequer o roubo de fiação elétrica nos postes, logradouros eu residências.

Piratas do Madeira

Com os piratas do madeira tomando conta do pedaço, o roubo de eletrônicos na hidrovia da madeira, entre Porto Velho e Manaus está gerando prejuízos de grande monta. Temos desde assaltos aos barcos de passageiro ao roubo de gêneros alimentícios nas voadeiras, além do roubo de combustíveis nas barcaças. Não escapa nem o pescado dos rapinadores. Mais recentemente o transporte de soja se transformou num dos alvos mais cobiçados no trajeto, cujo percurso   no Rio Madeira já é um tormento para o transporte cargas e de passageiros.

Boas opções

A disputa pelo Palácio Urupá, sede do Executivo de Ji-Paraná, já está oferecendo boas opções para o eleitorado local. Temos meia dúzia de nomes, pois além do prefeito Esaú Fonseca (União Brasil) e duas jovens lideranças promissoras, casos de Ari Saraiva (PP) apoiado pelo ex-governador Ivo Cassol e do deputado estadual Afonso Cândido (PL), ungido de Marcos Rogério. O que se vê é que o deputado estadual mais votado no estado Laerte Gomes, ex-presidente da Assembleia Legislativa, está se retirando da disputa para apoiar algum dos concorrentes. O cenário de Jipa, como se vê, ainda está em definição já que o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB) não se manifesta a respeito.

As tentativas

Seguem as tentativas, diga-se de passagem, infrutíferas, do PSDB rondoniense em cassar o mandato do senador Jayme Bagatolli (PL-Vilhena). Já foram inúmeras delas, todas rejeitadas pela justiça. Se os tucanos conseguirem a façanha do afastamento do senador, a eleição em Porto Velho vira de cabeça para baixo, já que Mariana Carvalho teria, então, então outros objetivos políticos. Bagatolli, um capitalista selvagem, que maltrata os índios e é cruel com a natureza – um devastador de matas encruado – representa aquela enorme parcela da população rondoniense que é favorável a tudo isto, mais a exploração dos garimpos clandestinos e da madeira nos parques nacionais.

Via Direta

*** O atraso nas movimentações da pré-candidata Mariana Carvalho (União Brasil) a prefeitura de Porto Velho já preocupa lideranças da poderosa coalizão. O que estaria ocorrendo nos bastidores? *** Especula-se que de um lado ela aguarda a cassação de Bagatoli, de outro um acordo de seus apoiadores Hildon Chaves e Marcos Rocha, para a desistência de Leo Moraes (Podemos) *** As definições então, vão se arrastando para as convenções partidárias em julho, cercadas de muito suspende*** O lençol freático de Porto Velho está baixando rapidamente e ainda não estamos nem auge do verão. Todo cuidado será pouco com o abastecimento de água na capital rondoniense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os governadores de Rondônia e os prefeitos de Porto Velho tem sido impiedosos

Os governadores de Rondônia e os prefeitos de Porto Velho tem sido impiedosos

Muitos a prenderEm vários estados continuam a ser presos os implicados nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Foi fácil identificá-los pelas r

Porto Velho uma das capitais campeãs de feminicídios no País?

Porto Velho uma das capitais campeãs de feminicídios no País?

Olho nele Prevendo a invenção da internet e a transformação do mundo em uma “aldeia global”, o filósofo Marshall McLuhan supôs que as grandes inven

A classe política rondoniense anda mesmo sem prestigio

A classe política rondoniense anda mesmo sem prestigio

Cinco BrasisApesar de servir a interesses duvidosos, o antiglobalismo localista não deixa de ter razão quando entende que há diferentes realidades g

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

Pajelança espacialParece um enredo de filme: recolher as plantas que os pajés amazônicos mais usam em suas curas e rituais e aplicar os princípios

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)