Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque


A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque - Gente de Opinião

Desgraças previstas

É um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga; quando o Sul torra, o Norte se inunda. Não serve de consolo que entre os dois haja festanças como quase 2 milhões de pessoas assistindo a shows como o de Madonna. A alegria de alguns não compensa a desgraça continuada de muitos.

 A Amazônia teve em 2023 uma das piores secas da história. Meses antes, no Sul, meteorologistas avisavam que a região foi assolada pela pior seca em 70 anos. Agora, o RS é assolado por inundações que atingiram metade do Estado. Meses antes, climatologistas amazônicos advertiram que em 40 anos a extensão das inundações na floresta aumentou 26%, com sérios prejuízos à flora e à fauna da região, pondo em risco as populações locais.

Sem planejamento nem governos eficazes, novos desastres virão, piorados pelo tamanho da imprevidência. Não serve de consolo constatar a total derrota dos negacionistas, que fizeram pouco das advertências referentes às consequências perversas da destruição ambiental e do descuido com o manejo do clima.

Hoje eles são inundados no Sul e sofrem com rios secando ao Norte, mas sofrem todos: eles, que negaram, as massas que se mantiveram alheias ao debate sobre o planejamento e o futuro, e quem ao lado da ciência sempre soube que o castigo para o descaso, o descuido e a incompetência é a ruína geral.

.................................................................................................

Sem acordo

Em Porto Velho na falta de acordo entre os partidos de esquerda e centro-esquerda para uma aliança ainda no primeiro turno, nas eleições municipais de outubro, todos resolveram lançar candidaturas próprias. Dois motivos teriam motivado o desacerto do segmento: 1- a necessidade das candidaturas próprias para os partidos contarem com recursos do fundão eleitoral e isto afetaria também os candidatos a vereança 2- Ninguém quer celebrar alianças com o PT, considerado desgastado eleitoralmente. Então, ficou decidido que se algum candidato da esquerda galgar um eventual segundo turno, teria apoio dos demais postulantes de esquerda.

Segundo turno

Com o bolsonarismo do governador Marcos Rocha (União Brasil) e do prefeito Hildon Chaves (PSDB) - que apoiam Mariana Carvalho -  ainda em alta e Lula derrapando no seu governo, fica um tanto difícil os partidos da esquerda lograrem êxito na conquista de uma vaga num possível segundo turno. Não faltará esforços, já que Samuel Costa (Rede), Celio Lopes (PDT), Pimenta de Rondônia (PC do B), Fátima Cleide (PT) e Vinicius Miguel (PSB) já estão na pista mantendo os primeiros contatos numa pré-campanha com preparativos para as convenções partidárias de julho.

Herança de Leo

Se o governador Marcos Rocha (União Brasil) e Hildon Chaves (PSDB) acreditarem que cooptando Leo Moraes (Podemos) para o palanque de Mariana Carvalho estarão com a parada decidida a favor da sua aliada, podem tirar o cavalinho da chuva. Este segmento que sustenta a postulação de Leo é formado por eleitores de oposição, aos dois mandatários e sem Leo nas paradas um outro postulante oposicionista será agraciado com esta tendência. Ao meu ver, neste momento haveria uma herdeira, a ex-juiza Euma Tourinho (MDB). Por conseguinte, não vai adiantar muito o acordo entre os caciques para evitar segundo turno.

Frente salada

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho (União Brasil) em Porto Velho reúne adversários no mesmo palanque que vem de disputas calorosas em 2022. É o caso de Marcos Rogério e Jaime Bagatoli, obrigados pelos irmãos Bolsonaro a frequentar o mesmo palanque do governador Marcos Rocha e do prefeito Hildon Chaves na defesa da mesma candidata. Ao mesmo tempo, o palanque conta com a deputada federal Cristiane Lopes, evangélica raiz, cujo segmento vê com reservas a postulação de Mariana. Não bastasse os tucanos de Hildon Chaves conspiram para a cassação do mandato do senador Jaime Bagatolli.

Aparando as arestas

Urge aparar as arestas na Frente Salada. Lembro de candidaturas favoritíssimas em Rondônia, como a Aliança Rondônia com Fé, que desabaram pelas rivalidades tribais existentes no próprio seio da coligação. Colocar no mesmo balaio Marcos Rogério e Bagatoli com Marcos Rocha e Hildon Chaves (é muito tigre no mesmo capão...) é um baita desafio para a articulação da favorita Mariana. Uma bomba relógio a ser desarmada. Lembrando que favoritismo em Porto Velho não funciona. Aqui o pessoal gosta mesmo é de reviravoltas, de surpresas, de zebras. E já tem uma pintando no pedaço para atormentar os chapas brancas...

Via Direta

*** O excesso de politicagem vem reduzindo o público da Marcha de Jesus em alguns estados. No recente evento no Acre também foi constatada a redução de fiéis***Ocorre que muitos pastores estão exagerando nos convites a candidatos no tradicional evento religioso e isto tem gerado reclamações dos fiéis *** Em Rondônia é comum os políticos se infiltrarem em concentrações religiosas e a coisa virou rotina ***Trocando de saco para mala: o crime organizado mais uma vez está lançando candidatos nas eleições em Rondônia. Olho vivo na escolha, pois vereadores eleitos pelas facções depois vão chantagear os prefeitos com cargos e negociatas *** Até os piratas do madeira já teriam um candidato escolhido na capital para disputar a vereança.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os governadores de Rondônia e os prefeitos de Porto Velho tem sido impiedosos

Os governadores de Rondônia e os prefeitos de Porto Velho tem sido impiedosos

Muitos a prenderEm vários estados continuam a ser presos os implicados nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Foi fácil identificá-los pelas r

Porto Velho uma das capitais campeãs de feminicídios no País?

Porto Velho uma das capitais campeãs de feminicídios no País?

Olho nele Prevendo a invenção da internet e a transformação do mundo em uma “aldeia global”, o filósofo Marshall McLuhan supôs que as grandes inven

A classe política rondoniense anda mesmo sem prestigio

A classe política rondoniense anda mesmo sem prestigio

Cinco BrasisApesar de servir a interesses duvidosos, o antiglobalismo localista não deixa de ter razão quando entende que há diferentes realidades g

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

Pajelança espacialParece um enredo de filme: recolher as plantas que os pajés amazônicos mais usam em suas curas e rituais e aplicar os princípios

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)