Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Gás

Sinal verde para o início da construção do segundo maior gasoduto do país


A Transportadora Gasene S.A. pode iniciar a construção do gasoduto Cacimbas-Catu, de cerca de 940 quilômetros de extensão, que interligará a malha de gasodutos do Sudeste à do Nordeste. Este é o segundo maior gasoduto a cortar o país, atrás apenas do Gasbol, que faz a conecção Bolívia ao Brasil.

"Os gasodutos são eixos fundamentais para o abastecimento energético do parque industrial brasileiro, além de suporte emergencial para geração de energia", afirma o presidente em exercício do Ibama, Roberto Messias, que concedeu anteontem a licença de instalação ao Gasoduto Cacimbas-Catu.

O empreendimento fará a interligação entre a Estação de Compressão de Cacimbas, em Linhares no Espírito Santo, à futura Estação de Compressão de Catu, em Pojuca na Bahia.  Messias informa que o licenciamento do gasoduto, que passará por áreas de mata atlântica, foi realizado com "absoluto rigor para minimizar o impacto ambiental".  Segundo ele, um projeto qualitativamente bem feito é uma contribuição ao desenvolvimento sustentado.

A licença de instalação do Cacimbas-CAtu é válida por seis anos, respeitadas as condicionantes impostas que vão desde notificar o Ibama sobre o início das atividades de instalação das obras à apresentação de estudos geotécnicos para avaliar áreas do traçado do duto mais suscetíveis a acidentes.

Em 90 dias, a Transportadora Gasene deverá reapresentar o Programa de Gerenciamento de Riscos revisado, contemplando análise preliminar de riscos na implantação do gasoduto, medidas preventivas e Plano de Ação de Emergência, entre outros.

O Ibama também exige do empreendedor a recomposição de 2.526 metros quadrados de vegetação de mangue por meio do Programa de Reposição Florestal Obrigatória. "A reposição deverá ocorrer na mesma sub-bacia hidrográfica, prioritariamente na área de influência do empreendimento".

Sandra Sato
Ascom/Ibama

 

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i