Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Gás

País joga no lixo uma Itaipu por ano


A conversão de resíduos sólidos urbanos em energia limpa e renovável foi discutida em seminário promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Segundo a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, disse que o lixo produzido no País seria suficiente para produzir energia equivalente à da hidrelétrica de Itaipu. Segundo o IBGE, o Brasil produz 230 mil toneladas de lixo por dia, mas apenas 11% são recicladas.

O diretor de geração da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), Antonio Bolognesi, disse que a preocupação ambiental de sua empresa, além dos resíduos sólidos, estende-se ao saneamento básico, principalmente com os esgotos urbanos. segundo ele, o lixo urbano gera de gases de efeito estufa, contamina o solo, o ar e os rios.

No Japão e na Suíça, segundo Bolognesi, mais de 60% do lixo produzido é transformado em energia e os índices de reciclagem são altos. A energia produzida do lixo não tem comportamento sazonal ou dependência da natureza.

Além do benefício econômico e ambiental da geração de energia a partir do lixo, a reciclagem tem-se revelado lucrativa: uma tonelada de sucata de aço permite a redução de 90% no consumo de matérias-primas naturais e uma economia de 1.140 quilos de minério de ferro, 154 quilos de carvão e 18 quilos de cal.

Fazer alumínio a partir da reciclagem representa ganhos ainda maiores, ou 95% de economia de energia quando comparado ao da produção de um novo produto, além de evitar a extração de 5 toneladas de bauxita por tonelada reciclada. No caso do vidro, calcula-se que a reciclagem de uma tonelada proporcione a economia de 65% da energia.

Fonte - Setorial News

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i