Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Gás

JESUALDO PIRES COBRA GASODUTO


 

Considerada uma das obras de maior importância para a Região Norte, principalmente para os Estados de Rondônia, Acre e Amazonas, o Gasoduto Urucu/Porto Velho voltou ao cenário de discussões após pronunciamento do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) que afirmou não compreender a morosidade para o inicio das obras.

Um pouco esquecido nos últimos meses devido aos avanços nas obras das usinas do Madeira, o projeto do gás natural, não vem tendo a atenção merecida e precisa voltar ser reivindicado pelas entidades representativas da sociedade, entende o deputado.

Conforme Jesualdo, o gasoduto trará vários benefícios para a Região Norte e irá gerar milhares de empregos diretos, principalmente em Rondônia, além de beneficiar com economia o setor energético, setor de transporte, comércio e indústria por ser uma matéria-prima barata.

O gasoduto, afirmou Jesualdo, terá uma produção de gás natural que vai garantir uma economia acima de 500 milhões por ano. O custo total do empreendimento é de cerca de R$ 1 bilhão e o consumo hoje de óleo diesel é 1,3 milhões de litros queimados todos os dias na termoelétrica de Porto Velho. O custo do gás natural vindo de Urucu diminuiria este gasto em 50%, ou seja, a economia do Estado seria de R$ 500 milhões por ano. "Em pouco mais de dois anos pagaríamos o investimento feito no gasoduto", afirmou.

Outra vantagem enumerada é a redução dos custos de operação e manutenção nas indústrias em relação a outros energéticos, uma vez que o gás é mais barato e possui fatores ambientais altamente favoráveis.

"Não dá para aceitar que um projeto tão significante para o País tenha tantos entraves para sua viabilização. Afinal, a substituição do óleo diesel pelo gás natural, além de fazer bem ao meio ambiente, proporcionará o fortalecimento da economia desses Estados, sendo mais uma importante fonte de renda e geração de empregos", concluiu.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i