Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Gás

Ilhéus cozinham com gás natural no Amazonas


Agricultor de Manacapuru construiu um tubo para abastecer vizinhos; autoridades ainda não conhecem o fenômeno. 

ADAUTO SILVA 

MANACAPURU, AM — O agricultor Osvaldo das Chagas Lima, 46, morador da ilha de Santo Afonso, zona rural de Manacapuru ( a 85 quilômetros de Manaus), localizou um novo depósito de gás na ilha onde mora. A notícia da aparição de gás em uma praia do rio Solimões localizada em frente a sede do município chamou atenção do agricultor.

 "Foi através daquela notícia que saiu no jornal, que eu percebi que aqui no melo terreno tinha um buraco desde o ano passado que roncava na terra, então eu toquei fogo e pegou, aí vi que também era gás. E agora eu estou levando ao público para que as autoridades possam ver que medida pode ser tomada. Esse fenômeno acontece aqui desde o ano passado só que eu não sabia que era gás" relatou.

Com um jeitinho brasileiro, seu Osvaldo está aproveitando o gás que brota perto de sua residência e transformando o fenômeno em benefício para a família. "Eu comprei um tambor de 200 litros, abri o fundo aí adaptei um tubo na tampa do tambor, depois cavei a terra e enterrei o tambor, aí botamos o barro em cima para acumular o gás e hoje dá até para agente aproveitar o fogo. Dá para cozinhar feijão, bodó e o que for necessário", comentou.

Análise

Por ser uma área de várzea a ilha é utilizada por 68 famílias moradoras da sede do município e comunidades vizinhas, para cultivo de fibra, mandioca, melancia e hortaliças. Seu Osvaldo mora no local há seis anos, com ele somam dez o número de famílias que residem na ilha.

O proprietário da área disse que espera que, após a divulgação dessa notícia, o novo foco de gás localizado em sua área, possa ser visitado pela autoridades da área. Para o secretário de meio ambiente do município Daniel Guedes, esse novo fato reforça a existência de gás natural na região.

Segundo ele uma mostra do gás localizado pelos pescadores foi encaminhado para ser analisados pelos órgãos competentes. "Nós encaminhamos informações para o Ministério de Minas Energia, para a Petrobrás e Agência Nacional de Petróleo para análise. Vamos aguardar a analise desse material, para que a gente possa ter certeza da quantidade de gás ali existente, o certo é que o gás agente já sabe que é metano e as perspectivas são boas". explicou.

Fonte: Amazônia.org

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i