Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Gás

Estudantes de RO organizam manifestação pró-gasoduto em Brasília


   
Estudantes de Rondônia preparam manifestação em Brasília para reivindicar a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. A campanha “Gasoduto Jᔠexige o início imediato da obra que está paralisado desde 2001. Cerca de 50 secundaristas e universitários devem vir à capital, provavelmente no dia 01 de julho, cobrar do Executivo e do Legislativo uma data para o duto começar a sair do papel.

Novos empregos

Para os estudantes, a chegada do gás natural da bacia petrolífera de Urucu (AM) a Porto Velho (RO) vai estimular o crescimento econômico na região Norte. Segundo o presidente da União Estadual de Estudantes Universitários, Dabson Bueno, “a construção vai criar mais empregos e aumentar a renda em Rondônia”.

Presidente da União Rondoniense dos Estudantes Secundaristas, Israel Trindade garante que “a população de Porto Velho está mobilizada em favor da causa”. Já foram realizadas palestras e debate sobre o tema na capital de Rondônia. Agora, a campanha chega ao interior do estado. Objetivo: conscientizar mais pessoas sobre a importância do gasoduto.

Os estudantes buscam apoio dos empresários locais para custear a manifestação em Brasília. Além de acamparem na Esplanada, querem realizar palestras e debates na Universidade de Brasília (UnB) para conscientizar os colegas brasilienses da importância do empreendimento.

Apoio parlamentar

O movimento dos estudantes de Rondônia conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). Além disso, o ato conta com  a chancela de parlamentares do estado. Entre eles, o senador Valdir Raupp (PMDB) e dos deputados Eduardo Valverde (PT), Marinha Raupp (PMDB), Eduardo Valverde (PT), Moreira Mendes (PPS) e Natan Donadon (PMDB).

De acordo com o coordenador dos conselhos temáticos da Fiero, Antônio Marrocos, a construção do gasoduto é de fundamental para a geração de empregos e abertura de novos negócios para a região.

O deputado federal Moreira Mendes (PPS) está de acordo com as reivindicações do movimento estudantil e a manifestação em Brasília. Para ele, o protesto é uma forma de chamar a atenção do governo federal para a construção do duto. O “movimento é absolutamente legítimo”, considera parlamentar.

Entenda o gasoduto

A reserva de Urucu (AM), localizada a 600 km de Manaus, tem potencial para produzir 9,3 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano. O gasoduto terá 523 km ligando a bacia petrolífera a Porto Velho vai gerar energia elétrica mais barata e menos poluente para os estados de Rondônia e Acre.

O gasoduto vai substituir o óleo diesel utilizado na região para geração de energia e criar 3.200 novos postos de trabalhando. Hoje são transportados 1,3 milhão de litros do combustível por dia por meio do Rio Madeira, com alto risco ambiental.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Gás

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i