Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

WEG amplia aposta em energia


A WEG, indústria de motores elétricos, anunciou ontem que deu início a uma reestruturação organizacional. Em comunicado ao mercado, o presidente Harry Schmelzer informou que a mudança pretende alinhar a empresa "às tendências e necessidades do mercado, com foco muito forte na internacionalização, em novos negócios, segmentos e oportunidades". 

A empresa não concedeu entrevista sobre o assunto. As alterações, que priorizam a promoção de executivos da casa, demonstram o foco ainda maior no fornecimento de equipamentos para o setor de energia. Essa área, antes uma única para os diversos setores, passa agora a ser subdividida em duas: WEG Energia e WEG Transmissão e Distribuição, com o objetivo de "diversificar e ampliar os negócios e produtos". 

A WEG Energia focará os negócios de motores de alta tensão, motores especiais, geradores e o desenvolvimento de novos negócios, produtos e sistemas para geração de energia renovável e de emergência. Ela será comandada por Sinésio Tenfen, que já era da área e foi promovido a diretor-superintendente. Já a WEG Transmissão e Distribuição concentrará os negócios das atuais WEG Transformadores, Trafo, WEG México (Transformadores) e Voltran (empresa de transformadores em que a WEG é sócia no México). Carlos Diether Prinz, então diretor da WEG Transformadores, foi promovido a diretor da nova unidade. 

O segmento de energia nos últimos anos é o que mais vem apresentando crescimento nos negócios da WEG. De acordo com dados do demonstrativo financeiro mais recente enviado à Bovespa, essa área representava, no terceiro trimestre de 2009, 34,8% da receita bruta total da empresa. No terceiro trimestre de 2008, representava apenas 24,9%. Como comparativo, a participação da área de motores havia caído de 57,6% para 45,8% no mesmo período. De janeiro a setembro de 2009, o lucro líquido da WEG diminuiu 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, tendo ficado em R$ 411,9 milhões. 

As mudanças informadas ontem, contudo, vão além da área de energia. Foram criadas três novas diretorias: de novos negócios, de controladoria e a de finanças. No total, a WEG passa de 18 para 21 diretorias.

Fonte: Valor Econômico

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)