Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau


Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau - Gente de Opinião

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

 

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau realizou, com sucesso, o teste de autorrestabelecimento, chamado de Black Start, de 2018. Em 18 minutos, os profissionais promoveram a recomposição da Usina através de 13 unidades geradoras (UGs) da Casa de Força da Margem Esquerda. O teste anual é uma exigência prevista nos Procedimentos de Rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para usinas estratégicas.

O objetivo é assegurar e comprovar a capacidade das UGs de iniciar o seu restabelecimento sem necessidade de qualquer fonte de energia externa após desligamento total do sistema elétrico, o famoso blecaute (apagão). Para que o teste seja aprovado, uma usina hidrelétrica deve realizar o autorrestabelecimento em, no máximo, 30 minutos.

Para o teste, as UGs são desligadas para simular um apagão. A partir daí o grupo diesel de emergência parte automaticamente, o que proporciona a entrada em operação da primeira UG, que por sua vez passa a alimentar todos os serviços auxiliares da Usina, dando condições para que as demais UGs sejam sincronizadas e assim haja energização da linha de transmissão, que vai da Usina até a Subestação Coletora de Porto Velho.

O Gerente de Operação da Usina Jirau, Marcelo Fonseca, ressalta que o resultado no teste é “fruto do trabalho de todos os empregados da Manutenção, Operação, Engenharia, Planejamento e de todas as áreas que trabalham para que as UGs estejam em condições adequadas para serem sincronizadas sempre que necessário”.

O Coordenador em Tempo Real, Filipe Ribeiro, completa falando que “o alto nível de conhecimento e a comunicação entre o pessoal do campo e da Sala de Controle foram fundamentais para a excelência do teste e evidenciaram a harmonia do trabalho em equipe”.

 

Testes anteriores

O contrato de concessão da UHE Jirau, não contava com a prestação de serviço de autorrestabelecimento. Em casos de blecaute, a Usina ficaria na retaguarda (no jargão utilizado pelo setor elétrico).

A solicitação do teste autorrestabelecimento (Black Start) partiu do próprio ONS. No primeiro teste, realizado em fevereiro de 2015, a UHE Jirau precisou de 53 minutos para reestabelecer as UGs, tempo reduzido para 42 minutos no teste realizado dez meses depois. O recorde foi registrado em junho de 2016, com 16 minutos.

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Inauguração de Centro de Ciência e Tecnologia é mais uma iniciativa da Energia Sustentável do Brasil

Inauguração de Centro de Ciência e Tecnologia é mais uma iniciativa da Energia Sustentável do Brasil

Centro de Ciência e Tecnologia implantado pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, em parceria com o G