Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Vila Nova de Teotônio já está pronta para receber moradores


 Vila Nova de Teotônio já está pronta para receber moradores - Gente de Opinião
Santo Antônio Energia cumpre mais uma etapa do Programa de Remanejamento da População Atingida. Vila está equipada com a infraestrutura solicitada pela população

A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, concretiza mais uma importante etapa do Programa de Remanejamento da População Atingida. A partir do dia 16 de novembro, começa a transferência dos moradores da Cachoeira do Teotônio e adjacências para o reassentamento Vila Nova de Teotônio.

Todos os projetos relacionados à implantação das novas residências, em conformidade com o licenciamento ambiental, foram amplamente discutidos com a população, que batizou a comunidade de Vila Nova de Teotônio. A vila tem 72 casas de alvenaria com dois e quatro dormitórios, construídas em terrenos de 2 mil metros quadrados cada e receberá, neste primeiro momento, 40 famílias. Conta também com uma escola totalmente equipada, com nove salas de aula, posto de saúde também equipado, duas igrejas - uma católica e outra evangélica, seis estabelecimentos comerciais (como mercado, oficina, lojas), sede da Colônia de Pescadores, centro comunitário, sede da Associação de Moradores, praças, playground, estacionamento para veículos, bosques, trilhas, campo de futebol, quadra de futebol de areia e de vôlei. A comunidade conta com rede de energia elétrica, água encanada. Também será construído um píer e um flutuante para atracação dos barcos e depósito de equipamentos dos pescadores.

“A Vila Nova de Teotônio deverá se tornar um novo atrativo turístico de Porto Velho, especialmente uma das principais atividades locais, que é a culinária à base de peixes do rio Madeira”, explica Roberto Camilo Oliveira, administrador de empresas e gerente fundiário da empresa.

Os modelos das casas foram definidas de acordo com a realidade de cada família, possuindo de 50 a 100 metros quadrados. Com a Vila Nova de Teotônio estabelecida, além de diversos benefícios, as famílias receberão os títulos de propriedade.

Durante todo mês de outubro, a Santo Antônio Energia desenvolveu junto com a comunidade um trabalho de conscientização e sensibilização voltadas para a mudança das famílias, para a adoção de novas atitudes individuais e coletivas com o meio ambiente, oficinas de empreendedorismo, organização da comunidade e novas alternativas para geração de renda. Segundo Camilo, o trabalho desenvolvido pela empresa tem sido inovador em relação a outros projetos de remanejamento de famílias e o principal objetivo é fazer com que as pessoas se organizem e possam, em harmonia, encontrar formas sustentáveis de desenvolvimento para as famílias e comunidade.

“Nosso trabalho não se encerra com a mudança das famílias. Vamos continuar com a assessoria técnica, psicopedagógica e avaliar a qualidade de vida das pessoas que ocuparão a Vila Nova de Teotônio e disponibilizando os meios para que a comunidade, torne este novo núcleo habitacional em modelo para outros projetos hidrelétricos no País”, explica Camilo.

Ele ressalta que a região onde está a "antiga" Vila de Teotônio é considerada uma localidade de turismo em Porto Velho e, mesmo com a transferência das pessoas para o novo núcleo, esse potencial turístico não deixará de existir. "Muito pelo contrário", afirma Camilo, "estamos construindo às margens do futuro reservatório da usina hidrelétrica Santo Antônio uma praia artificial que certamente atrairá uma visitação maior de moradores e turistas, além de todos os estabelecimentos comercias existentes na antiga vila, como lojas de roupa, oficinas, bares e restaurantes, que estarão disponíveis a partir da mudança das familias para a nova localidade".

 

 

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)