Quinta-feira, 8 de outubro de 2009 - 12h25
Santo Antônio Energia investe cerca de R$ 2 milhões em construções fundamentais para o desenvolvimento econômico da região
Na última quarta-feira, dia 7, a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da UHE Santo Antônio, entregou à comunidade da Vila de Santo Antônio diversas obras de infraestrutura da comunidade. As construções foram realizadas como contrapartida aos impactos decorrentes da implantação da hidrelétrica. “Com a entrega dessas obras, a Santo Antônio Energia conseguiu atender as principais necessidades dos moradores da Vila de Santo Antônio, promovendo a reurbanização do espaço e elevando a qualidade de vida da comunidade”, diz Nelson Caproni, gerente de obras da concessionária.
A cerimônia contou com a presença de Roberto Simões, presidente da Santo Antônio Energia, Roberto Sobrinho, prefeito de Porto Velho, Guilherme Abbad, coordenador de Saúde Pública da Santo Antônio Energia, o vereador Claudio Carvalho e os secretários municipais. “A Vila de Santo Antônio foi palco das primeiras negociações entre a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a concessionária. Por isso, é muito gratificante realizar esta entrega hoje”, afirmou Roberto Sobrinho em seu discurso no evento.
O pacote de obras inauguradas compreende o alargamento da Estrada de Santo Antônio; a construção de quatro quilômetros de ciclovia, do calçamento e dos canteiros verdes; o Posto de Saúde com poço artesiano e equipamentos para tratamento da malária; a pintura da fachada do Cemitério Municipal de Santo Antônio e a instalação do columbário para armazenamento dos ossos e das cinzas. Uma ambulância, que está em uso no Samu, uma voadeira e uma motocicleta foram os veículos entregues à comunidade.
O Posto de Saúde, que está funcionando desde maio, já realizou 1.530 consultas médicas e 57 visitas domiciliares, por parte da equipe médica, 600 consultas, 160 exames preventivos, 50 visitas domiciliares, seis palestras e nove planejamentos familiares, por parte da equipe de enfermagem e 1.482 triagens e 1.121 visitas, por parte da equipe de saúde em família. A Santo Antônio Energia também é responsável pela folha de pagamento dos 54 funcionários que atuam no Posto de Saúde.
Além disso, houve na região da Vila de Santo Antônio uma redução de 48% dos casos de malária. “Esse número é um estímulo para a Santo Antônio Energia continuar a cumprir com o cronograma de compensações. Em breve serão inauguradas as instalações na comunidade de Jacy-Paraná”, explicou Roberto Simões, durante a cerimônia.
Usina Hidrelétrica Santo Antônio
Com potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 44 milhões de pessoas, a UHE Santo Antônio tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas, pois utiliza tecnologia de ponta e menos agressiva ao meio ambiente.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem, entre seus acionistas, as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A