Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

VALVERDE: Violência na usina de Santo Antônio é preocupante e propõe soluções



O deputado federal Eduardo Valverde (PT), participou na tarde desta terça-feira, dia 22/06, no Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho, de uma audiência de conciliação entre representantes do consórcio responsável pela construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio e dos sindicatos que representam as várias categorias de trabalhadores da obra.


A audiência foi conduzida pela procuradora federal do trabalho, Michele Chermont, para discutir os conflitos existentes na obra, e buscar soluções para o problema.


Há uma semana os trabalhadores padecem com a onda de violência que atinge o canteiro de obras, e que culminou com a depredação de máquinas e equipamentos, e causou ferimentos em operários.


Na audiência os representantes dos trabalhadores reclamaram da falta de condições de trabalho e da falta de liberdade para que as entidades sindicais mantenham contato com os trabalhadores.


Os representantes do consórcio denunciaram que os ataques ocorrem à noite, e são realizados por um grupo encapuzado, cujos integrantes ainda não foram identificados.


O deputado federal Eduardo Valverde considera a situação de extrema gravidade, pois, além de comprometer uma obra importante e gigantesca, põe em risco a vida de milhares de trabalhadores, que é o mais importante.


Valverde observou que o quadro de trabalhadores da obra é composto por pessoas de diversas regiões do país, com culturas diferentes, níveis de compreensão diferentes, e pensamentos diversos. “Essa diversidade gera um ambiente suscetível a conflitos de interesses e de idéias”, disse.


Para o deputado, uma solução seria o entendimento entre o consórcio e os representantes dos trabalhadores no sentido de se fortalecer as entidades sindicais, que são legítimos para intermediar negociações e diálogos. Valverde entende que uma composição entre patrões e empregados, tendo como mediadores os sindicatos, contribuiria para amenizar e até acabar com os ataques, já que não foram identificados os responsáveis pela violência e ninguém, até agora, reivindicou a autoria das ações violentas.


“A importância da construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio para o país é indiscutível, assim como é consenso o benefício que traz a geração de dezenas de milhares de empregos. Entretanto, não podemos permitir que isso custe vidas humanas”, disse o deputado.


“Apostamos em um entendimento entre a empresa e os sindicatos que ocasione o fortalecimento das entidades representativas. Assim os sindicatos vão ter mais credibilidade e mais força para fazer um trabalho de conscientização, de reivindicação, atendendo aos interesses dos trabalhadores sem prejudicar a obra”, finalizou.

Fonte: Adércio Dias – Reg. 418 DRT/RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)