Quinta-feira, 16 de julho de 2009 - 10h31
As alterações sociais, ambientais e econômicas que já estão sendo provocadas pela construção do Complexo Madeira UHEs Santo Antônio e Jirau- precisam ser previstas e monitoradas a fim de permitir a implantação de medidas mitigadoras ou compensatórias. Com o objetivo de acompanhar os impactos causados por esses empreendimentos, o Ministério Público de Rondônia instituiu um grupo de trabalho.
O Grupo de Trabalho Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva vai acompanhar as políticas nacional e estadual referentes a cada área de atuação, quanto ao fiel cumprimento das condicionantes contidas na Licença Prévia 251/2007, relativa ao aproveitamento hidrelétrico das duas usinas do rio Madeira.
Caberá também ao grupo desenvolver mecanismos que propiciem fluxo de informações destinado a instrumentalizar o Ministério Público de Rondônia na consecução do seu dever institucional de promover as medidas necessárias à proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
O grupo abrange as Promotorias de Justiça com atuação nas áreas dos Centros de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor e dos Usuários dos Serviços de Saúde (CAO-Cível); Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e dos Patrimônio Público, Histórico, Cultura e Artístico (CAO-MA); Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAO-PPA) e Infância e Juventude (CAO-INF).
Energia e Meio Ambiente, com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Rondônia
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A