Terça-feira, 20 de julho de 2010 - 14h19
![]() |
Equipe que participou dos trabalhos no vertedouro principal da UHE Santo Antônio. |
O Consórcio Construtor Santo Antônio iniciou na última semana a montagem das comportas segmento do vertedouro principal, com o posicionamento do primeiro elemento, do total de dez, que formam cada comporta. O primeiro elemento, com 36 toneladas e 20 metros de largura, foi colocado em sua posição definitiva por meio de um guindaste com capacidade suficiente para garantir a operação de montagem com toda a segurança necessária.
O Vertedouro é a estrutura que tem a função de regular o nível do reservatório em períodos de cheia. Na UHE Santo Antônio, o vertedouro principal, localizado na margem esquerda do rio Madeira, terá 15 vãos de comporta, cada uma delas com o peso total de 318 toneladas. Todas as comportas e equipamentos hidromecânicos da UHE Santo Antônio estão sendo fabricados pela IMMA (Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia) em Porto Velho.
A montagem das comportas ocorre conforme previsto no cronograma de antecipação de geração de energia da Usina Santo Antônio. As atividades estão sendo desenvolvidas com o objetivo de iniciar a geração de energia em dezembro de 2011, um ano antes da data estabelecida com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A conclusão da obra, com o funcionamento da última unidade geradora, de um total de 44, está prevista para 2015.
Fonte: Carla Nascentes
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A