Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

USINA JIRAU SURPREENDE ACADÊMICOS E MAGISTRADOS




Quem vai à Usina Hidrelétrica Jirau fica impressionado com a dimensão dos números: 15 mil trabalhadores atualmente, 550.000 m³ escavados em rocha no mês passado na Casa de Força II na margem esquerda do Rio Madeira e 2.700.000 m³ de concreto que serão usados durante a construção da obra. Nos dias 11 e 12, acadêmicos do curso de Direito da Faculdade São Lucas, magistrados e empresários visitaram o canteiro de obras da hidrelétrica que será a 14ª maior do mundo em potência – 3.450 mW.

Para o diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil, José Lucio de Arruda Gomes, é fundamental abrir as portas da obra para diferentes grupos da sociedade local com objetivo de apresentar a Usina Jirau. “Mostramos o que há de mais avançado e responsável na construção de uma grande usina, desde o alto profissionalismo na engenharia a excelência na execução dos nossos 33 programas socioambientais”, destacou o diretor.

O professor da disciplina de Direito Ambiental, Christian Norimitsu Ito, levou 33 futuros bacharelados em Direito para ter aula prática de respeito ao meio ambiente e cumprimento das leis ambientais. “É impressionante a organização mantida dentro da obra e o cuidado para que nada saia do controle”, disse.

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e corregedor regional eleitoral, desembargador Rowilson Teixeira, disse que é possível enxergar no empreendimento a integração social a partir do momento em que se entra no refeitório, com capacidade para atender três mil pessoas ao mesmo tempo.

“A usina é um projeto necessário dado ao crescimento do País e traz ampliação cultural para um novo modelo de vida”, aponta o desembargador.

Segundo o presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, desembargador Sansão Saldanha, que conheceu também a Nova Mutum Paraná, onde estão sendo construídas 1.600 casas, o empreendimento administra muito bem a logística, inclusive com preocupação aos envolvidos no projeto.

“Com essa nova cidade, teremos a garantia dos direitos das pessoas e a prestação de serviços públicos”, ressalta o desembargador, ao mencionar a construção de uma unidade do tribunal em Nova Mutum Paraná.

Os visitantes visualizaram o avanço na construção do Vertedouro, Casa de Força I, na margem direita, Central de Concreto e Britagem, Pátio de Ferro e Centro Integrado de Educação Ambiental.
 

Fonte: Crisbele Sena
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)