Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Jirau será homenageada na entrega do Prêmio Professor Samuel Benchimol


 

Iniciativa visa à promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia nas áreas ambiental, econômica, tecnológica e social

Pelo segundo ano consecutivo, a Usina Hidrelétrica Jirau participa da entrega dos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Este ano o evento acontecerá em Manaus (AM) nesta sexta-feira, 19, às 20h, no salão de eventos do Clube do Trabalhador do SESI. Na ocasião, a Energia Sustentável do Brasil – Usina Jirau, que é uma das patrocinadoras, será homenageada por incentivar e valorizar as iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“A realização desses Prêmios só foi possível graças à parceria de sua Instituição, e para essa solenidade, em que comemoramos também os 50 anos da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e os 200 anos da presença judaica na Amazônia, será incluído no cerimonial, uma homenagem à sua organização”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Carlos da Silva, em carta enviada ao diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil, José Lucio de Arruda Gomes.

Segundo José Lucio, a concessionária da Usina Jirau apoia e participa do prêmio com orgulho porque visa à promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia nas áreas ambiental, econômica, tecnológica e social. “A sustentabilidade faz parte da missão da Energia Sustentável do Brasil. Ficamos muito gratificados em participar deste evento, que já é um marco na região Norte, pelo engrandecimento das pessoas, dos projetos e porque motiva a sustentabilidade”, afirma o diretor.

Em 2009, a primeira vez que o Prêmio Samuel Benchimol foi realizado em Rondônia, o empreendimento recebeu, através do diretor Institucional, o diploma Amazônida como reconhecimento de sua contribuição ao desenvolvimento da região – uma das personalidades de Porto Velho (RO) agraciadas com o título. Neste ano, ainda nesta sexta 19, o diretor Institucional José Lucio participará de uma reunião de trabalho para análise dos projetos inscritos pela banca julgadora.

O prêmio

O Prêmio “Professor Samuel Benchimol” foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Confederação Nacional da Indústria e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O evento conta com o apoio dos ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento; da Ciência e Tecnologia, da Defesa, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Integração Nacional, do Meio Ambiente, das Relações Exteriores, da Saúde e do Turismo, bem como de empresas e instituições públicas e privadas.

Em 2010 o Prêmio teve número de inscrições recorde, totalizando 400 projetos inscritos, dos quais 290 foram selecionados para avaliação da banca julgadora, formada por 47 membros. Os jurados são representantes do Banco da Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas, grupo Bemol/Fogás, FIEAM, além de pesquisadores e empresários ligados ao desenvolvimento da Amazônia.

Este ano o edital do prêmio trouxe duas categorias comemorativas: Distinção Produtiva Amazônica, em homenagem aos 50 anos da FIEAM, e Presença Judaica na Amazônia, comemorativa pelos 200 anos dos judeus na região, além das já conhecidas categorias Personalidade Amazônica, Empresa na Amazônia, Projeto de Natureza Ambiental, Projeto de Natureza Econômica/Tecnológica, Projeto de Natureza Social, Projetos Estruturantes, Empresas para a Amazônia e Empreendedorismo Consciente.

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A