Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Jirau registra 265 espécies de peixes no rio Madeira


Usina Jirau registra 265 espécies de peixes no rio Madeira - Gente de Opinião


Estudos fazem parte do Programa de
Conservação da Ictiofauna do empreendimento
 


Usina Jirau registra 265 espécies de peixes no rio Madeira - Gente de OpiniãoDuzentas e sessenta e cinco espécies de peixes já foram registradas pela equipe do Programa de Conservação da Ictiofauna da Usina Hidrelétrica Jirau, executado pela Naturae, empresa contratada, que desde 2010 monitora o comportamento dos peixes no rio Madeira e seus afluentes. Para tanto, os peixes são coletados e passam por processo de identificação, pesagem e medição de tamanho.

Em sua décima primeira campanha mensal, realizada no período entre 1º e 12 de março, a equipe do Programa coletou 224 peixes. Para a execução das coletas foi utilizada uma gama de equipamentos como malhadeiras, redes de cerco, tarrafas, puçás, linha e anzol, espinhel e pesca elétrica.

A equipe realizou estudos em pontos estratégicos do rio Madeira, previstos no Plano de Trabalho do Programa de Conservação da Ictiofauna, como os rios Karipuna, Madeira, São Lourenço, Mutum Paraná, Abunã e Igarapé São Simão. Em cada estação de coleta são obtidos dados limnológicos, além da caracterização do local.

A responsável pelos programas do meio biótico da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Ludmila Castro, explica que as informações obtidas em campo serão transferidas para um banco de dados. “As informações servirão como base de comparações com os dados a serem obtidos após o início do funcionamento da Usina Jirau. Com isso, poderemos medir e controlar melhor os possíveis impactos sobre a biodiversidade local e nas atividades pesqueiras”, enfatiza Ludmila.


Fonte:  Ascom
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto