Terça-feira, 29 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Jirau realiza 2º Centro de Informação Itinerante nas comunidades



 

A Usina Hidrelétrica Jirau realiza entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, o segundo Centro de Informação Itinerante, um evento que apresenta para a comunidade notícias sobre o desenvolvimento dos Programas Socioambientais que estão em andamento na Usina.



Nesta edição, o CI Itinerante, como é conhecido pelos moradores, contará com a participação de estudantes e moradores de seis comunidades que estão situadas na área envolvida pelo empreendimento. Como parte da programação consta exposições sobre os programas, apresentação de vídeos e distribuição de material lúdico para os alunos.



Os eventos serão realizados em parceria com as escolas Cora Coralina, Maria de Nazaré e Joaquim Vicente Rondon, em Jaci Paraná; Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum-Paraná; Valdeci Teixeira e Olímpia Salvatori, no Ramal 31 de Março; Marechal Rondon, em Abunã; Barão do Rio Branco, em Fortaleza do Abunã e na Escola Boa Esperança e no PA São Francisco (Linha F).



A iniciativa faz parte do Programa de Comunicação Social da Usina Jirau, que prioriza o diálogo permanente com a comunidade, além de levar informações sobre o andamento da obra e desenvolvimento dos Programas Socioambientais a todas as comunidades da Área de Influência Direta e Indireta do empreendimento.



De acordo com Cirlene Furini, coordenadora de Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil, concessionária de Jirau, o evento terá caráter lúdico para promover facilidade de entendimento sobre a construção, principalmente às crianças. “Como exemplo, elaboramos um jogo da memória com as espécies coletadas pela equipe da Flora. É uma oportunidade para mostrar a variedade existente na região, além de explicar a importância do desenvolvimento dos programas”, detalha.



Além da Flora, também haverá exposições e explicações sobre os programas de: Fauna, Ictiofauna (peixes), Remanejamento, Saúde Pública, Supressão Vegetal, Educação Ambiental, Paleontologia e Limnologia (água).



E ainda o detalhamento sobre a construção da Usina, a importância e cuidado com o meio ambiente e dicas sobre sustentabilidade.



Oficina de Paleontologia



O programa de Monitoramento e Salvamento Paleontológico realizará oficinas para os professores e alunos com abordagens sobre o programa, explicação sobre a variedade de fósseis encontrados na região, espaço para interação com os estudantes e distribuição de cartilhas sobre o tema.
 

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)