Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 - 12h05
A Usina Hidrelétrica Jirau realiza entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, o segundo Centro de Informação Itinerante, um evento que apresenta para a comunidade notícias sobre o desenvolvimento dos Programas Socioambientais que estão em andamento na Usina.
Nesta edição, o CI Itinerante, como é conhecido pelos moradores, contará com a participação de estudantes e moradores de seis comunidades que estão situadas na área envolvida pelo empreendimento. Como parte da programação consta exposições sobre os programas, apresentação de vídeos e distribuição de material lúdico para os alunos.
Os eventos serão realizados em parceria com as escolas Cora Coralina, Maria de Nazaré e Joaquim Vicente Rondon, em Jaci Paraná; Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum-Paraná; Valdeci Teixeira e Olímpia Salvatori, no Ramal 31 de Março; Marechal Rondon, em Abunã; Barão do Rio Branco, em Fortaleza do Abunã e na Escola Boa Esperança e no PA São Francisco (Linha F).
A iniciativa faz parte do Programa de Comunicação Social da Usina Jirau, que prioriza o diálogo permanente com a comunidade, além de levar informações sobre o andamento da obra e desenvolvimento dos Programas Socioambientais a todas as comunidades da Área de Influência Direta e Indireta do empreendimento.
De acordo com Cirlene Furini, coordenadora de Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil, concessionária de Jirau, o evento terá caráter lúdico para promover facilidade de entendimento sobre a construção, principalmente às crianças. “Como exemplo, elaboramos um jogo da memória com as espécies coletadas pela equipe da Flora. É uma oportunidade para mostrar a variedade existente na região, além de explicar a importância do desenvolvimento dos programas”, detalha.
Além da Flora, também haverá exposições e explicações sobre os programas de: Fauna, Ictiofauna (peixes), Remanejamento, Saúde Pública, Supressão Vegetal, Educação Ambiental, Paleontologia e Limnologia (água).
E ainda o detalhamento sobre a construção da Usina, a importância e cuidado com o meio ambiente e dicas sobre sustentabilidade.
Oficina de Paleontologia
O programa de Monitoramento e Salvamento Paleontológico realizará oficinas para os professores e alunos com abordagens sobre o programa, explicação sobre a variedade de fósseis encontrados na região, espaço para interação com os estudantes e distribuição de cartilhas sobre o tema.
Fonte: Ascom
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A