Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Jirau promove ação de saúde em Mutum-Paraná


Comunidade recebeu orientações sobre educação em saúde e vacinas gratuitas

Alertar a comunidade de Mutum-Paraná para os riscos de doenças como a dengue, malária e a hipertensão arterial. Este foi o objetivo da Usina Hidrelétrica Jirau ao promover, na última terça-feira (15), o evento Um papo sobre Saúde, no Núcleo de Desenvolvimento do Observatório Ambiental Jirau. A Secretaria Municipal de Saúde – Semusa foi parceira da ação.

A enfermeira Fernanda Benincasa, analista de Socioeconomia da Usina Jirau, fez a abertura da ação explicando os objetivos e apresentando os palestrantes. A primeira palestra foi conduzida pela enfermeira da Semusa, Ana Paula Guedes Brandão, que falou sobre o perigo da hipertensão arterial. “Por ser um mal silencioso as pessoas devem estar atentas. Quem sofre com o problema deve monitorar a pressão arterial com frequência, além de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos sob orientação médica”, disse Ana Paula.

O biólogo Fábio Medeiros da Costa ministrou as palestras sobre dengue e malária, abordando as formas de prevenção e tratamento das doenças. “Nesta época do ano, devido às chuvas, os casos de dengue aumentam. A malária também é outro mal que aflige a comunidade de Mutum, por isso é tão importante informar sobre os riscos e principalmente orientar como combater essas doenças”, observou.

Por meio de uma campanha de vacinação gratuita foi possível imunizar cerca de 50 pessoas contra a febre amarela, hepatite, tétano e tríplice (sarampo, caxumba e rubéola). As vacinas obrigatórias no cartão das crianças também foram disponibilizadas. Além do Observatório Ambiental, outro espaço destinado para as atividades de aplicação de vacinas foi o posto de saúde de Mutum-Paraná. Maria de Nazaré da Silva não deixou passar a oportunidade. “Trouxe dois filhos e um neto para assistir as palestras e aproveitei também para colocar nossas vacinas em dia. A Usina Jirau está de parabéns por esta iniciativa”, disse ela.

De acordo com a coordenadora de Socioeconomia da UHE Jirau, Sueli Biedacha, a ação será estendida para as comunidades que vivem na área do reservatório. “Pretendemos trabalhar educação em saúde buscando proporcionar aprendizado e mudança de comportamento entre as pessoas”, disse.

As atividades foram encerradas às 16h. Um papo sobre Saúde percorrerá ainda os distritos e localidades envolvidas pelo empreendimento, a partir do próximo ano. A agenda está sendo fechada com a Semusa e tem previsão de iniciar já nos primeiros meses de 2010.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)