Domingo, 22 de novembro de 2009 - 15h30
O prédio será entregue em fevereiro de 2010, com sede própria para a PM/RO
Após uma rápida, porém marcante solenidade, a Usina Hidrelétrica Jirau, lançou, ontem, 19, a pedra fundamental para a construção de um Grupamento Policial Militar (GP), que irá atuar no Polo Industrial Porto Velho e oferecer policiamento aos moradores de Mutum-Paraná, trabalhadores das obras em andamento na região, e ainda, colaborar com a segurança no distrito de Jaci-Paraná.
O local onde será construído o GP foi apresentado oficialmente aos representantes da PM, imprensa e alguns trabalhadores da Usina Hidrelétrica Jirau. O prédio será de fácil acesso, terá 550 metros quadrados e capacidade para receber um efetivo de até 120 homens. Inicialmente, o GP contará com 35 policiais.
De acordo com José Lúcio de Arruda Gomes, diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil – Usina Jirau, o lançamento da pedra fundamental coroa um trabalho de relacionamento que vem sendo feito há alguns meses com a Polícia Militar. “Queremos agradecer à coronel Angelina Ramires e ao governador Ivo Cassol, que abriram as portas para que se chegasse ao entendimento. Vale lembrar que a Energia Sustentável está contribuindo, mas também está fazendo sua obrigação. Essa é apenas uma das ações de compensação que serão realizadas”, afirmou o diretor.
A construção do Grupamento no Polo motivou a polícia a investir num novo layout para sua identidade visual. A sede, que será entregue em fevereiro de 2010, trará uma nova proposta nas cores, para facilitar a identificação pela população. “Até agora os prédios da corporação eram pintados de branco e cinza, a partir deste novo projeto, vamos investir nas cores branco com listras amarelas, da cor das viaturas”, explicou o coronel Adilberto Maciel, subcomandante da Polícia Militar. “Essa nova sede será um marco. A partir de agora vamos propor a mudança na fachada de todas as unidades”, destacou.
O GP é uma extensão da sede que atua em Mutum-Paraná, sob competência do 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Atualmente há uma viatura e 16 militares trabalhando no local. “Nossos policiais estão motivados a vir trabalhar no Polo, porque essa nova estrutura vai facilitar o trabalho da PM. Vamos ter 04 viaturas novas e 08 motocicletas para facilitar o atendimento à comunidade, sem contar os equipamentos da sede e a própria condição de moradia, que será melhorada”, detalhou o major Alexandre Almeida, comandante do 5º Batalhão da PM.
Segundo o coronel Delner Freire, coordenador administrativo da Polícia Militar, o espaço para construção do GP foi analisado minuciosamente pela PM e é um local de fácil localização, com saída estratégica para vários setores do Polo e para a BR-364.
Polo
Quando estiver concluído, o Polo Industrial Porto Velho terá aproximadamente 1600 famílias, incluindo os moradores que virão de Mutum-Paraná e os trabalhadores da Usina Hidrelétrica Jirau.
Fonte: Mineia Capistrano
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A